A prefeitura marcou para 17 de novembro a licitação para a contratação de empresa que vai elaborar o Plano de Mobilidade Urbana, que será a ferramenta norteadora de planejamento de curto, médio e longo prazo, para centralizar recursos e ações em prol do coletivo. Com custo de R$ 955 mil, o plano deverá ser elaborado em oito meses.
Primeiramente deverá ser feito um raio X da cidade, mostrando os gargalos de mobilidade urbana, como manutenção e capacidade de circulação das vias, transporte coletivo, ciclovias, números de veículos e vagas, acessibilidade, sinalização, entre outros.
A segunda etapa contará com diretrizes de ações para curto, médio e longo prazo para solucionar demandas. Tudo discutido em audiências públicas. “A elaboração do Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana deve seguir as diretrizes atuais do planejamento urbano, inclusive a participação social na sua construção, uma vez que as cidades vivenciam um momento de instabilidade da mobilidade urbana, exigindo mudança de paradigmas para reverter o atual modelo de mobilidade.”
De acordo com a Prefeitura, o Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana é de suma importância para o progresso de Nova Friburgo e deverá ser um instrumento da política de desenvolvimento urbano, integrado ao Plano Diretor Participativo e Lei Orgânica Municipal, contendo diretrizes, instrumentos, ações e projetos voltados a proporcionar o acesso amplo e democrático às oportunidades que a cidade oferece.
Deixe o seu comentário