Aberta licitação para elaborar o Plano de Mobilidade Urbana

Procedimento está marcado para 17 de novembro com investimento de R$ 955 mil
quarta-feira, 05 de outubro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A prefeitura marcou para 17 de novembro a licitação para a contratação de empresa que vai elaborar o Plano de Mobilidade Urbana, que será a ferramenta norteadora de planejamento de curto, médio e longo prazo, para centralizar recursos e ações em prol do coletivo. Com custo de R$ 955 mil, o plano deverá ser elaborado em oito meses.

Primeiramente deverá ser feito um raio X da cidade, mostrando os gargalos de mobilidade urbana, como manutenção e capacidade de circulação das vias, transporte coletivo, ciclovias, números de veículos e vagas, acessibilidade, sinalização, entre outros.

A segunda etapa contará com diretrizes de ações para curto, médio e longo prazo para solucionar demandas. Tudo discutido em audiências públicas. “A elaboração do Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana deve seguir as diretrizes atuais do planejamento urbano, inclusive a participação social na sua construção, uma vez que as cidades vivenciam um momento de instabilidade da mobilidade urbana, exigindo mudança de paradigmas para reverter o atual modelo de mobilidade.”

De acordo com a Prefeitura, o Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana é de suma importância para o progresso de Nova Friburgo e deverá ser um instrumento da política de desenvolvimento urbano, integrado ao Plano Diretor Participativo e Lei Orgânica Municipal, contendo diretrizes, instrumentos, ações e projetos voltados a proporcionar o acesso amplo e democrático às oportunidades que a cidade oferece.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: