Na última sexta-feira, 16, dia do aniversário de 207 anos de Nova Friburgo, o governador em exercício, Thiago Pampolha, sancionou a lei estadual 10.780, que declara o Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo (FriCine), como Patrimônio Imaterial, Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro.
Criado em 2006 pelos saudosos cineastas e ambientalistas Pedro Cavalcanti e Ana Cavalcanti, o FriCine possui uma trajetória expressiva no circuito brasileiro de festivais de cinema, evidenciando sua relevância para a população friburguense.
Com foco na sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural, o festival exibe gratuitamente, todos os anos, filmes de todo o mundo por meio de mostras competitivas internacionais e regionais. Na edição passada, mais de 2.500 filmes de diversas partes do planeta foram inscritos.
(Foto: divulgação)
Além das mostras competitivas e especiais, o FriCine também oferece palestras, painéis e mesas-redondas, sempre com a participação de personalidades de destaque, como o teólogo e historiador Leonardo Boff, o jornalista e ambientalista André Trigueiro, e os cineastas Roberto Farias, Vladimir Carvalho, Walter Carvalho e Silvio Tendler.
Desde a sua oitava edição, realizada em 2019, o FriCine promove ainda a Oficina de Criação Cinematográfica, cujo objetivo é inserir estudantes das escolas friburguenses no universo do cinema, por meio de oficinas de roteiro e direção.
Sob a orientação de Alan Andrade e Manoel Espedito, diretores do festival, os estudantes transformam suas redações em curtas-metragens, exibidos no encerramento de cada edição.
Deixe o seu comentário