Alta do cacau tem reflexo na Páscoa e estimula a criatividade

Com os ovos de chocolate mais caros, famílias usam a imaginação para reduzir custos
quinta-feira, 17 de abril de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

A Páscoa 2025 ficou salgada. A alta de 180% no preço do cacau nos últimos dois anos — motivada pela quebra na safra internacional — pesou no bolso do consumidor. Sem produção suficiente para atender a demanda nacional, o Brasil importa boa parte do cacau usado na indústria e os reflexos já chegaram à prateleira dos supermercados.

Prevendo mudanças no comportamento do consumidor e queda nas vendas, a oferta de produtos de Páscoa deve cair. A estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) é de que, neste ano, sejam produzidas 45 milhões de unidades de ovos de Páscoa, uma queda de 22,4% em relação a 2024.

Com o preço dos ovos e coelhinhos de chocolate nas alturas, os brasileiros terão de usar a criatividade para garantir a alegria da criançada na data mais doce do ano.

De acordo com a psicóloga Alexia Lopes, a criatividade é inerente ao ser humano. “Mesmo diante de desafios financeiros, é possível transformar a Páscoa em uma oportunidade para estimular a imaginação das crianças e fortalecer os laços familiares.” 

Algumas estratégias mais acessíveis podem ser adotadas para manter a magia da data sem comprometer o orçamento. Entre as sugestões, a psicóloga destaca:

1.   Ovos de chocolate caseiros — Reunir a família para derreter chocolate e moldá-lo em formas de ovos pode ser uma experiência divertida e econômica. Além disso, os recheios podem ser personalizados conforme o gosto de cada um.

2.   Caça aos ovos criativa — Em vez de investir em ovos de chocolate caros, esconda pequenos brinquedos, doces ou ovos de plástico com surpresas dentro. A brincadeira mantém a diversão e cria memórias especiais.

3.   Decoração de ovos – Cozinhar ovos de galinha e permitir que as crianças os decorem com tintas, canetinhas ou adesivos pode se tornar uma tradição encantadora e acessível.

4.   Biscoitos temáticos – Preparar biscoitos em formato de coelhinhos ou ovos e decorá-los em família torna a experiência ainda mais especial. Além de ser uma atividade lúdica, todos podem saborear o resultado.

5.   Contação de histórias – Compartilhar histórias sobre a Páscoa, suas tradições e significados reforça o espírito da data, proporcionando momentos de aprendizado e conexão entre as gerações.

Receitas para fazer em casa

Para ajudar nas dicas da psicóloga Alexia Lopes, a nutricionista Marcella Oliveira ensina as receitas de ovo caseiro e biscoito temático. “O chocolate é um alimento que nos traz muito prazer e, mesmo com a alta dos preços, podemos encontrar equilíbrio ao prepará-lo em casa, explorando novos sabores sem culpa. Afinal, a Páscoa é um momento de celebração, não de restrição”, lembra.

Ovo de colher recheado com pudim

Ingredientes

Ovo de chocolate - 300 gramas de chocolate (pode ser branco, ao leite ou amargo, conforme sua preferência)

Pudim - 1 lata de leite condensado; 1 lata de creme de leite; 1 lata de leite; 1 envelope de gelatina incolor sem sabor; 100 ml de água morna

Calda - 1 xícara (chá) de açúcar; 1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo

1.   Derreta o chocolate em banho-maria. Assim que estiver totalmente derretido, coloque em duas formas de ovo de Páscoa. Leve para o freezer até endurecer.

2.   Para o pudim, dissolva a gelatina sem sabor em 100 ml água morna, mexendo até dissolver completamente. No liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite, o leite e a gelatina até obter um creme liso e homogêneo. Reserve.

3.   Para fazer a calda, despeje o açúcar e a água em uma panela. Leve ao fogo e mexa até caramelizar.

Montagem

1.   Desenforme o chocolate e apoie as duas metades para que não tombem e derrame o recheio.

2.   Preencha cada metade do ovo de chocolate com o creme do pudim. Não complete até a borda. Deixe cerca de 0,5 cm para receber a calda.

3.   Leve os ovos com o pudim para gelar por 2 horas. Depois, coloque a calda e volte para a geladeira por mais 1 hora. Sirva gelado.

Biscoito temático

Ingredientes

Massa - 3 xícaras de farinha de trigo; 1 xícara de manteiga sem sal amolecida; 1 xícara de açúcar; 1 ovo; 1 colher de chá de essência de baunilha ou raspa de limão; 1 colher (café) de bicarbonato de sódio; 1 pitada de sal

Glacê - 250 gramas de açúcar de confeiteiro (impalpável); 2 claras de ovo; 1 colher (sopa) de suco de limão; corantes alimentícios e confeitos (opcional)

Modo de preparo

1. Bata o açúcar e a manteiga (de preferência com a batedeira) até conseguir uma mistura homogênea e bem suave. Acrescente o ovo e a essência de baunilha (ou as raspas). Volte a bater para incorporar.

2. Em outra tigela, misture os ingredientes secos (farinha, bicarbonato e sal). Aos poucos, adicione os ingredientes secos ao creme de manteiga, misturando com as mãos (nessa etapa, a massa ficará mais pesada).

3. Depois que todos os ingredientes estiverem incorporados, amasse bem. A massa precisa desgrudar das mãos. Ao chegar nesse ponto, faça uma bola com a massa e reserve na geladeira entre 30 minutos e 1 hora.

4. Após esse tempo abra a massa dos biscoitos até ficarem com cerca de 3 mm de espessura. Usando cortadores temáticos, corte biscoitinhos e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 10 minutos (ou até começarem a dourar ligeiramente nas laterais). (Dica: preste atenção ao cozimento dos biscoitos, pois eles queimam rápido.)

 

1. Para o glacê, coloque na batedeira todos todos os ingredientes e bata até obter uma mistura firme e brilhante. Coloque o creme em um saquinho e faça um pequeno furo em uma das pontas. Assim, o glacê já está pronto para decorar os biscoitos.

2.   Se quiser colorir o creme, misture gotas de corante comestível até obter a cor desejada. Depois, é só soltar a criatividade, cobrindo o biscoito com o glacê e confeitos coloridos.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: