Cederj completa 25 anos com marca de mais de cinco mil alunos na região Serrana

Atualmente, o Consórcio Cederj oferece 18 cursos gratuitos de graduação e a expectativa é expandir essa oferta
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Referência no Brasil na modalidade semipresencial, o Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) completa 25 anos neste mês, com a marca de mais de cinco mil alunos na região Serrana, em quatro unidades: Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Três Rios. A iniciativa da Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribui para a formação acadêmica e profissional dos estudantes.

Atualmente, o Consórcio Cederj oferece 18 cursos gratuitos de graduação e a expectativa é expandir essa oferta. “Nosso objetivo é aumentar as ofertas de vagas e cursos de acordo com a vocação de cada região. Seguimos trabalhando para que a instituição continue levando educação de qualidade e possibilidades para a população fluminense”, destacou o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes. 

Pioneirismo, inovação e reconhecimento

A unidade do Cederj em Nova Friburgo foi inaugurada em 2003, dois anos depois da primeira da região, o polo de Três Rios. Com 1.884 alunos, o Cederj Friburgo, que funciona no Ciep Licínio Teixeira. na Via Expressa, bairro Olaria, recebeu o “Prêmio Polo EaD UAB em Ação” e o título de uma das três melhores unidades de educação a distância do Brasil, conferido pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação.

“O projeto pedagógico do Cederj é excelente, com educação de qualidade e acessível. O Cederj mudou a minha vida. Na época que fiz o curso, eu precisava trabalhar, já tinha dois filhos e não tinha condições de estudar na capital. Foi assim que consegui meu diploma da Uerj e me tornei tutora presencial da instituição, sem precisar sair da minha região”, contou Andréia Guerra Pimentel, que se graduou no Cederj em Ciências Biológicas, pela Uerj, em 2006. Ela é moradora do município de Cantagalo e trabalha no Cederj Nova Friburgo há 14 anos.

A unidade de Friburgo oferta oito cursos: Biblioteconomia (UFF), Ciências Contábeis (UFF), Licenciatura em Ciências Biológicas (Uerj), Licenciatura em Pedagogia (Uerj), Licenciatura em Letras (UFF), Licenciatura em Geografia (Uerj), Licenciatura em Química (Uenf) e Tecnologia em Segurança Pública e Social (UFF). 

O Cederj atua em parceria com o Cefet-RJ, Uerj, UFRJ, UniRio, Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF), e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: