O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ), empossou na quarta-feira, 11, em sua regional de Nova Friburgo, 19 novos inspetores que irão atuar nas regiões Serrana e Centro-Sul fluminenses. A cerimônia, realizada no Dia do Engenheiro, foi conduzida pelo presidente do Crea-RJ, engenheiro Miguel Fernández, ressaltou a importância do município para a economia e as engenharias no estado, com sua vocação agrícola e as indústrias têxtil e de metal-mecânica, já que Nova Friburgo é uma das maiores exportadoras de cadeados e fechaduras para a América do Sul.
Ao fazer um balanço positivo da atual gestão, que já nomeou mais de 120 inspetores, o presidente do Crea-RJ anunciou que, em 2025, pretende transformar as inspetorias do Crea em pontos de encontro para valorização dos profissionais das engenharias. O conselho reúne hoje cerca de 110 mil profissionais e mais de 20 mil empresas em todo o estado.
“Escolhi a inspetoria de Nova Friburgo para fazer a última posse do ano porque sofri aqui a maior derrota nas eleições de 2023 e quero mostrar que o processo eleitoral democrático é uma coisa e a gestão é outra. Queremos mostrar a unidade que queremos construir em defesa do nosso setor profissional. Através do diálogo vamos entender como podemos trabalhar em conjunto, apesar de não concordarmos em tudo”, afirmou Miguel Fernández.
O presidente do Crea-RJ agradeceu a todos “por aceitarem esse desafio, já que o cargo de inspetor é um trabalho voluntário, em prol do nosso setor profissional”.
Além das vocações econômicas do município, Fernández destacou que é preciso estarmos atentos a desafios como o da desordem urbana e da ocupação desordenada das encostas, que tornaram-se flagrantes na tragédia climática de 2011, que Nova Friburgo soube superar com muito trabalho e resiliência.
O presidente do Crea destacou ainda a importância dos inspetores que atuam como representantes da presidência, fazendo a intermediação entre o Crea e os profissionais em campo. Os inspetores vão representar os maiores municípios da Região Serrana, como Teresópolis e Petrópolis.
Entre os inspetores empossados, o engenheiro agrônomo Antônio Gualano Consentino Junior, de Friburgo, disse que pretende auxiliar os produtores rurais representando-os junto ao Crea e ao poder público. “Depois da tragédia de 2011 ficou flagrante a importância das atividades da engenharia e do Crea na região. Fico feliz por essa conquista do Consentino e desejo bom êxito na carreira de todos os inspetores do Crea”, afirmou o vereador eleito Rômulo Pimentel (Podemos), que prestigiou a posse. As engenheiras civis de Miguel Pereira, no sul do estado, Laysa Tamer Alves e Isabela Oliveira também observaram a necessidade dos inspetores atuarem na aproximação do Crea junto aos profissionais de ponta.
Deixe o seu comentário