Da exclusão ao retorno, Friburguense é confirmado na disputa da Copa Rio

Com relação à Copa Rio, ao todo serão cinco fases, sendo que os clubes classificados das Séries A2, B1 e B2 se enfrentam na primeira fase, sempre em jogos de ida e volta
quarta-feira, 24 de julho de 2024
por Vinicius Gastin
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

O Friburguense esteve fora da disputa da Copa Rio de 2024 por algumas horas na terça-feira, 23. Contudo, mesmo após o comunicado emitido e assinado por Marcelo Carlos Nascimento Vianna, vice-presidente de Competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e a chuva de críticas nas redes sociais, o Tricolor se manteve tranquilo. A direção de futebol entendia que havia feito os procedimentos de maneira correta, fato que se confirmou no início da noite. Da exclusão ao retorno, o Frizão vai enfrentar mesmo o América pela primeira fase da competição.

O time rubro, inclusive, estava em Nova Friburgo para o duelo, inicialmente marcado para esta quarta-feira, 24. E irá subir a serra novamente para a disputa da partida, remarcada para esta sexta-feira, 26, às 14h45, no estádio Eduardo Guinle. Os ingressos são vendidos nas bilheterias do estádio, a preços que variam entre R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).

O imbróglio

No início da tarde de terça-feira, a Ferj soltou um comunicado determinando a exclusão do Friburguense, por supostamente o clube não ter conseguido inscrever a quantidade mínima de 15 atletas para participar da competição.

De acordo com o estatuto, Regulamento Geral de Competições e Regulamento Específico da Copa Rio 2024, na primeira fase, somente podem participar, com condição de jogo, os atletas inscritos até o quinto dia útil que anteceder o início da respectiva fase, devidamente registrados no Bira (boletim informativo que assegura as condições de jogo), sem pendências, até o último dia útil que anteceder a primeira partida do clube.

No entanto, o Friburguense possui número superior a esse total, contando com os atletas que se encontram em período de empréstimo. No Eduardo Guinle, cumprindo a rotina de treinos, o clube contava com 13 atletas profissionais e mais cinco amadores, planejando utilizá-los no jogo, aguardando pelo retorno dos demais. Como esses últimos citados não retornaram, o Friburguense teria até ás 18h de terça-feira, 23, para profissionalizar mais dois jogadores, processo este que estava sendo feito – a exclusão precipitada por parte da Federação causa estranheza, inclusive. Esses dois atletas apareciam na súmula ainda como amadores, mas o clube se encontrava dentro do prazo para concluir o procedimento de profissionalização.

Ambos já estavam dentro do Bira e estiveram no clube para assinar o contrato profissional, dentro do período legal estipulado. Com todas as evidências, o Friburguense acionou a Ferj, que no início da noite, através de nova resolução, anulou a exclusão do Tricolor.

Segundo trecho do documento, “considerando que antes das 18h de terça-feira, 23, o Friburguense Atlético Clube protocolizou via e-mail junto ao DRT da Ferj, pedido de profissionalização de dois atletas que já estavam vinculados ao clube há muito, tendo estes sido gerados no Bira sem pendências neste ultimo dia útil antes do início da primeira fase da Copa Rio de Profissionais de 2024, que começa nesta quarta-feira, 24.

Considerando que com a profissionalização desses dois aletas, que já estavam vinculados como não profissionais ao Friburguense desde antes do término do prazo de inscrição indicado pelo artigo 15, §1o do REC, o clube cumpriu a obrigação de inscrever e registrar o mínimo de 15 atletas profissionais para a disputa da primeira fase da Copa Rio de Profissionais de 2024, na forma do artigo 43, §9o do RGC;

Considerando que nessas condições fica habilitado para disputar suas partidas na primeira fase da competição sem violar, em tese, o disposto no artigo 214 do CBJD, resolve: Revogar a RDI 017/24 e, consequentemente, anular a determinação de exclusão do Friburguense A.C. da Copa Rio de Profissionais de 2024.”

A competição

Com relação à Copa Rio, ao todo serão cinco fases, sendo que os clubes classificados das Séries A2, B1 e B2 se enfrentam na primeira fase, sempre em jogos de ida e volta. As equipes da Série A1 do Carioca ficam esperando os vencedores dos confrontos para enfrentá-los nas oitavas. A fase inicial da competição, além do duelo entre Friburguense e América, prevê os embates entre Maricá x Duque de Caxias; Petrópolis x Paduano; Artsul x Serrano; Americano x Zinzane; Sampaio Corrêa x Bonsucesso; Olaria x São Cristóvão e Cabofriense x Belford Roxo.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: