Divulgada lista de 14 marcas de café impróprias para consumo

Fiscais encontraram impurezas ou elementos estranhos dentro das embalagens
quarta-feira, 03 de julho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou uma lista com 14 marcas de café torrado que foram consideradas impróprias para consumo humano após a constatação de impurezas ou de elementos estranhos dentro das embalagens acima dos limites permitidos pela legislação.

Em nota, o ministério informou que os produtos que integram a lista devem ser recolhidos pelas empresas responsáveis. “A ação está respaldada pelo artigo 29-A do decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos”, destacou o ministério.

No comunicado, foi detalhado ainda que o alerta faz parte de desdobramentos da Operação Valoriza, que contou com ações de fiscalização realizadas em todo o país entre os dias 18 e 28 de março, quando foram coletadas 168 amostras de café torrado.

“Aos consumidores que caso tenham adquirido esses produtos, o ministério orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinados pelo Código de Defesa do Consumidor”.

Para quem encontrar alguma das marcas citadas na lista sendo comercializadas, o Ministério da Agricultura deve ser comunicado imediatamente por meio do canal oficial Fala.br. É preciso informar o nome do estabelecimento e o endereço onde foi adquirido o produto. Os parâmetros de qualidade definidos para o café torrado podem ser acessados na portaria 570, de 2022. 

Os cafés que não devem ser consumidos

Café do Norte, Café do Povo, Sultão, Aladdin, Mila, Quitada, Serrano, Lagobom, Paranaense, Sansão, Castro, Meu café, Córrego do Ouro, Bule Nobre, Café de Minas, Ouro Minas, Aroma Premium, Casão e Made in Brazil. (Agência Brasil)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: