- Samba carnavalesco - são as famosas marchinhas que embalavam os carnavais antigos e bailes típicos, do início do século 20.
- Samba canção - com origem na década de 1920 tem como característica um ritmo lento e letras românticas.
- Samba enredo - com origem no Rio de Janeiro na década de 1930 é um samba que determina o ritmo dos desfiles das escolas de samba, e aborda temas sociais e culturais.
- Samba de gafieira - com origem nos anos 1940, tem ritmo rápido e forte com acompanhamento, muito comum em danças de salão.
- Sambalanço ou Samba Rock - Com influência do jazz, surgiu entre as décadas de 1950/60 e embalou boates em São Paulo e Rio de Janeiro. Tem como principais representantes Jorge Ben Jor, Wilson Simonal e mais recentemente Seu Jorge.
- Samba Pagode - um dos ritmos dentro do samba que mais fazem sucesso surgiu no Rio de Janeiro nos anos 1970, com letras românticas e ritmo repetitivo, tem como principais representantes grupos como Fundo de Quintal, Raça Negra, Só Pra Contrariar, entre outros.
- Samba de partido alto - é um samba de origem pobre, que tenta demonstrar a realidade de regiões carentes. Seus principais compositores são Moreira da Silva, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila.
- Samba exaltação - esse tipo de samba trazia um saudosismo com letras que mostravam as maravilhas brasileiras, junto com acompanhamento de orquestra, como “Aquarela do Brasil”.
- Samba de breque - tipo de samba que tem interrupções para comentários no meio da música, com temáticas críticas ou humorísticas.
Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
SAMBA, símbolo da música + popular brasileira
Apoie o jornalismo de qualidade
Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.
Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.
Deixe o seu comentário