O desfile comemorativo dos 201 anos da Independência do Brasil, nesta quinta-feira, 7, foi diferente do que os friburguenses estão acostumados a ver. A Avenida Alberto Braune recebeu poucos espectadores e ambulantes com alimentos, bolas, bandeiras e brinquedos. O desfile das tropas militares ocorreu praticamente com as calçadas vazias, O público começou a aparecer na segunda parte do desfile, quando se apresentaram algumas escolas e entidades civis.
Neste ano o destaque ficou com a banda marcial do Colégio Estadual de Nova Friburgo, antigo Rui Barbosa e que hoje é o Ceje, reunindo- um grande número de ex-alunos, professores e ex-funcionários. Um bonito céu azul claro abrilhantou o dia e coloriu o desfile. Os ex-alunos do Colégio Anchieta e seu picapau animado também marcaram presença.
Já o desfile sempre emocionante dos ex-alunos do Colégio Nova Friburgo / Fundação Getúlio Vargas, conhecido como Fundação, com sua guarda de honra, emocionou pela idade de seus representantes, que desde o fechamento da escola lutam bravamente pelo destino do imóvel onde funcionou o colégio. E logo atrás a banda com poucos componentes mas com seu toque inconfundível e que por anos se ouviu ao desfilar pela Alberto Braune, mais uma vez emocionou os que se lembram,dos marcantes desfiles da escola que reuniu alunos a frente do seu tempo.
Os ex-alunos do Colégio Nova Friburgo chamaram atenção do público e das autoridades no palanque oficial trazendo uma faixa que denunciou o atual estado de abandono do casarão onde funcionou a escola, no bairro Vila Nova. Com este ato, os ex-alunos lembraram a importância daquele espaço e da necessidade do poder público municipal entrar nessa luta para reaver a escola e suas dependências para um destino digno, da importância do antigo CNF.
Deixe o seu comentário