As obras de substituição de galerias para captação das águas das chuvas na Rua Dante Laginestra, no centro de Nova Friburgo, continuam sendo feitas e em ritmo acelerado. De acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, responsável pela ação, as obras de drenagem da Rua Dante Laginestra estão em fase final, restando apenas 40 metros, no trecho entre a esquina com a Rua Prefeito José Eugênio Muller e a confluência com as praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas. Depois dessa fase, serão realizadas as intervenções entre as duas praças e, por último, na Rua Farinha Filho. A previsão é que o novo sistema de drenagem pluvial de Nova Friburgo termine em novembro.
A substituição das antigas galerias por outras de maior diâmetro visa permitir o melhor escoamento do sistema de drenagem das águas das chuvas evitando os rotineiros alagamentos no centro de Nova Friburgo sempre que chove forte.
Trânsito interrompido
Para a execução da obra, a Rua Dante Laginestra está interditada. Mas, no trecho entre a Avenida Comte Bittencourt e a Rua Prefeito José Eugênio Muller, os moradores estão liberados para acessar as garagens. Já a Eugênio Muller está totalmente liberada para o trânsito, com a passagem de um veículo por vez na esquina com a Dante Laginestra.
Obras já duram dez meses
A primeira fase da obra de drenagem começou no dia 18 de outubro do ano passado, na Rua Augusto Cardoso. A intervenção foi paralisada no período entre o Natal e o réveillon. Em janeiro, a obra prosseguiu pela Avenida Alberto Braune, no trecho entre a Rua Augusto Cardoso e a Rua Monte Líbano e foi paralisada novamente para o carnaval. A intervenção foi retomada em meados de fevereiro, na Rua Monte Líbano.
Em abril, a obra avançou pela Rua Carlos Alberto Braune, principal via de acesso ao bairro Braunes, trecho onde a intervenção foi finalizada em meados de julho. Foram necessários poucos dias para a obra na Avenida Comte Bittencourt. As obras orçadas em R$ 14.318.583 estão a cargo de uma empreiteira contratada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Deixe o seu comentário