No próximo sábado, 15, o Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, vai promover mais um mutirão de doação de sangue, das 8h às 11h30. A ação que salva vidas visa reforçar o estoque que está em baixa. Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter se alimentado com comidas saudáveis e portar um documento original com foto.
Não pode doar quem possui doenças crônicas ou transmissíveis, usuários de drogas ilícitas, grávidas, mulheres que estão amamentando, pessoas que fizeram tatuagem, piercing ou micropigmentação nos últimos 12 meses, ter realizado endoscopia ou colonoscopia em seis meses e não é recomendada a ingestão de comida gordurosa, derivados de leite ou bebidas alcoólicas antes da doação.
O último requisito para doar e o mais importante é convidar os amigos e compartilhar com todos. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo é superar o número de doadores das últimas campanhas e abastecer o estoque do Hemocentro de Nova Friburgo, que também atende outros municípios da Região Serrana.
HemoRio registra queda de 25% no número de doações
O HemoRio acionou o alerta vermelho por falta de doações de sangue no mês passado. Ao todo, o HemoRio contabilizou cerca de 25% de bolsas a menos coletadas em relação ao mesmo período de 2021, quando o Estado do Rio de Janeiro enfrenta um período crítico devido a pandemia da Covid-19. Com esse resultado e caso a população não se mobilize, grandes emergências do Rio de Janeiro podem sentir o impacto em seus atendimentos durante as intercorrências das festas de fim de ano.
"Este é um momento muito crítico para o HemoRio e para o estado. Neste período de mobilização popular em virtude das eleições, é fundamental a participação da população também nesse gesto solidário tão importante que é a doação de sangue. Não podemos deixar nossas unidades de saúde desassistidas há poucos meses das festas de fim de ano”, disse o diretor geral do HemoRio, Luiz Amorim.
Durante o último mês, o HemoRio registrou queda de duas mil bolsas de sangue em relação ao mesmo período de 2021. Até o momento, pouco mais de 70 mil doações foram coletadas ao longo de 2022, 5 mil a menos do que no ano anterior. A doação é fundamental para garantir o suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do estado.
Deixe o seu comentário