Energisa e Câmara se reunirão para discutir pressa na limpeza de fios em postes

Empresas de telecomunicações fizeram mutirão domingo passado e farão outro no próximo dia 19
terça-feira, 07 de junho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
O fogo no dia 2 passado na Rua Fernando Bizzoto (Arquivo AVS)
O fogo no dia 2 passado na Rua Fernando Bizzoto (Arquivo AVS)

Em uma reunião na próxima segunda-feira, 13, às 15h, representantes da concessionária de energia Energisa se reunirão com o presidente da Câmara dos Vereadores de Nova Friburgo, Wellington Moreira, para discutir a possibilidade de aceleração do calendário de mutirões de empresas de telecomunicações para concluir a limpeza dos postes da cidade. A reunião, aberta à inprensa, será no gabinete do vereador.

Um novo mutirão foi realizado no último domingo, 5, na Rua Eugênio Muller. Ainda não há um balanço da operação. Mais um trabalho conjunto das empresas está marcado para o domingo 19, ainda na Eugênio Muller.

O cronograma atual

Os mutirões começaram em 16 de janeiro, pela Avenida Alberto Braune. Conforme o cronograma atual, os próximos, após dia 19, serão em 17 de julho, ainda na Eugênio Muller; em 31 de julho, na Praça do Suspiro; em 18 de setembro, na Praça Getúlio Vargas; e e em 6 de novembro, também na praça.

Como A VOZ DA SERRA noticiou semana passada, na quinta-feira, 2, mais um poste pegou fogo em Nova Friburgo, no terceiro episódio registrado na cidade em um mês. O incêndio desta vez ocorreu na Rua Fernando Bizzoto, no Centro. Houve outro caso na última segunda-feira, 30 de maio, no bairro Cordoeira, em uma sequência que começou em 5 de maio, em Olaria  (abaixo).

O novo caso revoltou o vereador Wellington Moreira, autor da lei municipal 4.699, que obriga as empresas de telecomunicações e energia a limparem o excesso de fios nos postes da cidade. Segundo Wellington, os incidentes vêm ocorrendo em lugares densamente povoados, com risco de ferir ou até matar pessoas.

“As empresas que utilizam os postes apresentaram um cronograma com aproximadamente um mutirão por mês, o que, nem de longe, atende à demanda. É preciso acelerar este trabalho, não só pelo aspecto visual, mas para evitar uma tragédia maior”, sustenta o vereador. 

Desde que a lei 4.699 foi aprovada, em 2019, Wellington luta pelo seu cumprimento. A Lei dos Postes, como ficou conhecida, ainda concedeu um ano de carência para as empresas se organizarem. 

O que diz a Energisa

Em nota, a concessionária de energia elétrica Energisa reiterou que os episódios de incêndio em postes ocorridos recentemente em Nova Friburgo não tiveram início na rede de distribuição de energia. A concessionária participa de todos os mutirões para retirada dos fios de telecomunicações que estão em desuso nos postes de energia, seguindo o cronograma acertado com os representantes das empresas de uso mútuo e a Câmara Municipal. Vale ressaltar que os postes fazem parte da infraestrutura da rede de energia, mas o uso é compartilhado pela distribuidora de energia, empresas de telecomunicações como telefonia e internet”, diz a nota.

 A concessionária Energisa alerta ainda que existem normas e responsabilidades determinadas pelas agências nacionais de Energia Elétrica e de Telecomunicações, Aneel e Anatel, para esse uso mútuo dos postes, sendo a manutenção e organização dos cabos de responsabilidade das empresas de telecomunicações.

 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: