Tornou-se uma tradição projetar algumas possibilidades para o ano esportivo seguinte de Nova Friburgo. Na última edição de A VOZ DA SERRA em 2020, contudo, o mar de incertezas que ainda inundava as ilhas de esperança tornou o horizonte turvo. Embora as preocupações ainda existam com todo o contexto que envolve a pandemia, o esporte friburguense vai retomando, aos poucos, o seu ritmo de eventos e competições. E para 2022 as expectativas são positivas.
Não é fácil escolher alguns destaques dentro de um universo tão rico de talentos e modalidades. Sem contar as revelações e surpresas que surgem aos montes, e apenas reforçam o orgulho de quem escreve, edita e diagrama, diariamente, a página de esportes do maior biógrafo de Nova Friburgo. A nossa torcida é pela continuidade deste processo no decorrer do próximo ano: que novas histórias sejam vividas, contadas e eternizadas por A VOZ DA SERRA.
Dentre tantas possibilidades, separamos dez motivos para o leitor ficar atento ao universo esportivo friburguense.
1- O Friburguense, mesmo em meio às dificuldades financeiras, vai buscar novamente o retorno à primeira divisão do futebol do Rio de Janeiro. Com o trabalho e as escolhas bem feitas, o Tricolor mostrou, em 2021, que é possível ser competitivo. Além do futebol profissional, todo o trabalho feito com os garotos da base, contemplando também a parte social, continuará fazendo a diferença na vida de milhares de crianças e jovens da cidade e da região.
2- Como não pode deixar de ser, o mundo das lutas merece sempre uma atenção especial. Um dos expoentes de Nova Friburgo no assunto, o lutador Marlon Moraes vai apostar na retomada da boa fase em 2022. Se na temporada passada “The Magic” não conseguiu os resultados pretendidos, as oportunidades para reverter o quadro irão aparecer durante o ano que se inicia;
3- Quem também sempre gera expectativa positiva é Edson Barboza. Seja com vitória ou derrota, os fãs do UFC sempre podem esperar espetáculo quando um dos maiores chutadores da história da organização está no octógono. Em nova categoria e com contrato renovado, Barboza projeta a possibilidade de, no futuro próximo, tentar lutar pelo cinturão.
4- O final do ano de 2021 foi marcado pela retomada das competições de ciclismo em Nova Friburgo. E já há, inclusive, calendário de eventos montado para 2022 (em breve, com detalhes, em A VOZ DA SERRA). De carona com as bicicletas, fica a expectativa pela retomada das provas de motocross e de todas as demais que envolvam velocidade, natureza e adrenalina. O município possui espaços e talentos de sobra.
5- O movimento do kartismo em Nova Friburgo ganha força a cada ano. O calendário de 2022, já devidamente montado, projeta até mesmo a chance de uma prova de rua para comemorar o aniversário da cidade. Em paralelo às competições, o sonho de contar com um kartódromo próprio no município segue vivo.
6- A retomada das competições esportivas tradicionais, ainda que de forma gradual e com limitações, é aguardada com ansiedade. As provas de atletismo, por exemplo, sempre movimentam centenas de atletas. Mas há também a expectativa pelos eventos de futebol amador, basquete, voleibol e demais modalidades que sempre colocam Nova Friburgo em destaque no cenário esportivo.
7- Dentre as novidades que podem surgir em 2022 está uma grande competição de crossfit, prevista para acontecer logo nos primeiros meses do ano. Mas já em janeiro, o atleta Bernardo Costa, uma das revelações do esporte municipal, terá o desafio de participar da maior competição do mundo de crossfit, nos EUA. A modalidade, que rapidamente virou febre entre os friburguenses, deve manter a tendência de crescimento.
8- Jhennifer Alves volta da experiência vivida junto à Seleção Brasileira ainda mais preparada. O ano de 2022 deve reservar novos desafios para a nadadora, que dentre tantas outras metas, seguirá em busca do melhor tempo para alcançar o índice olímpico em breve. Promessa de novos títulos e recordes nas piscinas do Brasil e do mundo.
9- Victor Dias, lutador de MMA, é o símbolo de uma nova geração de atletas, das mais variadas modalidades, que prometem brilhar com a retomada das competições. Para citar dois, ainda no mundo das lutas, Kauã Fonseca e Gilberto Frossard fecharam 2021 com grandes conquistas. Seja nos ringues, octógonos, pistas, campos ou quadras, os friburguenses vão continuar desfilando talentos.
10- O tão sonhado calendário unificado de eventos, envolvendo também o esporte, pode ser o grande “título” de Nova Friburgo em 2022. As reuniões durante o ano passado representaram um passo importante para tirar do papel este sonho de tantos anos que, a partir de um planejamento bem feito e executado, pode colocar a cidade em um outro nível no universo esportivo.
Deixe o seu comentário