Com a chegada de uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 nesta semana em Nova Friburgo, a prefeitura, por meio da Subsecretaria Municipal de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, dará prosseguimento à aplicação da primeira dose nesta segunda-feira, 24, e terça-feira, 25. Desta vez, o público-alvo é o de adultos de 47 a 53 anos com doenças crônicas e portadores de diabetes mellitus a partir de 18 anos. A imunização será realizada nestes dois dias, das 9h às 15h, nos ginásios poliesportivos Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino e João Antunes Nogueira (Bieca), no bairro Cordoeira; na quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria (Olaria) e no posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro.
A vacinação dos doentes crônicos e diabéticos também acontecerá nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), em horário diferente, das 9h ao meio-dia. Nesta segunda-feira, 24, a imunização será nas ESFs de Centenário, São Lourenço, Campo do Coelho, Conquista, Nova Suíça, Amparo, Riograndina, Terra Nova, Olaria (I, II, III) e São Geraldo (5ª Igreja Batista).
Já na terça-feira, dia 25 de maio, as doses serão aplicadas, também das 9h ao meio-dia nas ESFs de Lumiar, São Pedro da Serra, Vargem Alta, Stucky, Varginha, Mury, Rio Bonito e São Geraldo (5ª Igreja Batista). A prefeitura não informou qual das duas vacinas estarão disponíveis nesta fase da campanha: Oxford/AstraZeneca ou CoronaVac.
Da próxima quarta-feira até sábado, tem mais vacinação contra a gripe
A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Subsecretaria Municipal de Vigilância em Saúde, anunciou que dará continuidade à imunização contra o vírus da gripe (Influenza) a partir da próxima quarta-feira, 26, até sábado, 29.
Na quarta-feira, a vacinação será destinada aos profissionais de saúde (com apresentação do documento do órgão de classe), cuidadores de idosos, doulas e parteiras (sendo necessária apresentação de declaração assinada pela pessoa e pelo contratante), das 9h às 15h, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), na fábrica Filó, no bairro Vila Amélia; na quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria; na quadra de esportes do Cordoeira; Igreja Batista de São Geraldo; e campo do Pastão (Conselheiro Paulino).
Já na quinta-feira, 27, e na sexta-feira, 28, a imunização será para crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, das 8h às 16h, somente nos postos de saúde Sylvio Henrique Braune (Suspiro), Dr. Waldyr Costa (Conselheiro Paulino) e Tunney Kassuga (Olaria). No sábado, 29, a vacinação será destinada às crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), profissionais de saúde e cuidadores de idosos, doulas e parteiras, das 9h às 15h, no posto Sylvio Henrique Braune (Suspiro) e nos postos Tunney Kassuga (Olaria), Waldir Costa (Conselheiro Paulino), Ariosto Bento de Mello (Cordoeira) e São Geraldo (5ª Igreja Batista).
As ESFs também aplicarão a vacina para gestantes, puérperas, profissionais de saúde e cuidadores de idosos, doulas e parteiras, das 9h às 15h: Campo do Coelho, Mury, Lumiar, Amparo, Nova Suíça, Varginha, Riograndina e Olaria II (Rua Espírito Santo).
A importância da vacinação
Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.
A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contêm os agentes infecciosos. Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados.
Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado - como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.
Vacinas são seguras e eficazes
Toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, garantindo sua segurança. Elas também passam pela avaliação de institutos reguladores rígidos. No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais leves depois de tomarem uma vacina, como dor no local da injeção e febre baixa.
Estado classifica Nova Friburgo em bandeira laranja
De acordo com a edição 31ª - semana 18-16 do Painel de indicadores Covid-19 do Estado do Rio de Janeiro (Mapa Covid) divulgado nesta sexta-feira, 21, o município de Nova Friburgo passou para a bandeira laranja, que significa risco moderado de contágio pelo coronavírus. Antes a classificação era vermelha. Com a bandeira laranja, as aulas presenciais nas escolas da rede pública e particular continuam autorizadas.
Medidas de distanciamento neste estágio, segundo o Estado
- Casos suspeitos ou confirmados – Isolamento domiciliar e monitoramento de casos sintomáticos e contatos;
- Proteção de grupos vulneráveis – Distanciamento social, garantia de acesso às necessidades básicas, acesso e acessibilidade aos serviços de saúde;
- Serviços de saúde – Reforçar medidas contra a transmissão da Covid-19 nas unidades de saúde;
- Distância física, higiene e limpeza - Redução de contato, reforço em higiene e etiqueta respiratória;
- Comunicação de risco - Fortalecer os processos de comunicação interna (entre os órgãos e profissionais) e comunicação externa (com o público);
- Evitar atividades que gerem aglomeração de pessoas;
- Proibição de qualquer evento de aglomeração, conforme avaliação local;
- Adoção de distanciamento social no ambiente de trabalho, conforme avaliação local;
- Avaliar a suspensão de atividades econômicas não essenciais, com limite de acesso e tempo de uso dos clientes, conforme o risco no território;
- Avaliar a adequação de horários diferenciados nos setores econômicos para reduzir aglomeração nos sistemas de transporte público.
Deixe o seu comentário