Atividade física melhora condicionamento e auxilia pessoas com asma

Com a devida recomendação médica, praticar exercícios pode ser parte importante do processo de cura e controle de várias enfermidades
quinta-feira, 09 de julho de 2020
por Vinicius Gastin
(Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)

A atividade física, com a devida recomendação médica e atenção às particularidades, pode ser parte importante do processo de cura e de controle das mais variadas enfermidades. E assim também é para as pessoas portadoras de doenças cardiorrespiratórias. No próximo domingo, 12, é comemorado o Dia Nacional do Controle da Asma, e manter o corpo ativo para melhorar o condicionamento auxilia na melhora da qualidade de vida de quem sofre com a doença.

A prática de exercícios aeróbicos fortalece o corpo e tende a aumentar a tolerância da pessoa com asma na realização de esforços físicos da vida cotidiana, como caminhar, subir escadas e correr, entre outros.

“Em outras palavras, a prática regular de atividade física aeróbica melhora a qualidade de vida do paciente asmático”, explica o pneumologista Celso Padovesi.

No entanto, é fundamental estar com os sintomas controlados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente há cerca de 235 milhões de pessoas com asma no mundo. No Brasil, mais de 30% da população asmática não faz o tratamento de forma correta, levando a um descontrole da doença, conforme dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

Sem o acompanhamento médico adequado, o paciente poderá sentir dificuldade para praticar exercícios físicos, correndo o risco de ter crises de falta de ar e tosse durante ou logo após a atividade. A dica para portadores de asma é realizar treinos de intensidade moderada, de três a cinco vezes por semana com exercícios aeróbicos, iniciando com 20 minutos por dia.

Para aumentar a resistência muscular, a dica dos especialistas é intercalar com exercícios focados nos grandes grupos musculares, à exemplo de agachamento, flexões de braço e abdominais.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: