A Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde decidiu ampliar a faixa etária para a vacinação contra dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida vale para as vacinas com vencimento próximo, que poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos, a critério dos municípios que tiverem doses sobrando.
O Ministério reforça que seja priorizado no primeiro momento a faixa etária de 6 a 16 anos. Só após a inclusão desses grupos os municípios podem, se houver necessidade, ampliar para toda a população elegível, conforme a orientação da bula aprovada pela Anvisa. Conforme nota técnica, vacinas contra dengue com vencimento até 30 de abril podem ser aplicadas.
A estratégia definida pelo Ministério da Saúde, embora temporária, vem ao encontro da preocupação das entidades da área em ampliar a faixa etária coberta pela vacinação contra a dengue. "A quantidade de vacina ainda é escassa, daí a importância de se adotar estratégias para evitar a perda devido ao vencimento. O mais importante no momento é acelerar as negociações com Fiocruz e Butantan para ampliar a produção nacional de vacinas e poder proteger a população”.
A baixa adesão fez com que cerca de quatro mil doses estocadas nos municípios se aproximassem da validade, no fim deste mês. A segunda dose será garantida para o público que tomar a vacina nesta antecipação. No Estado do Rio, a campanha de vacinação com o imunizante Qdenga não contempla o interior.
Deixe o seu comentário