O militar Runbinson Rosa Escalante, de 82 anos, foi encontrado, na segunda-feira, 18, escondido numa área de difícil acesso em Santiago, no distrito de Lumiar. Ele é acusado de crimes contra a humanidade, ações criminosas e sistemáticas que atentam contra a vida e a dignidade de uma população civil.
Segundo a denúncia, o preso atuou na repressão ao grupo Tupamaros, que se opôs ao regime militar uruguaio — instalado por golpe de estado em 1973, até 1985 — na década de 1970, com práticas de tortura e homicídios.
A 151ª DP, coordenada pelo delegado titular Henrique Pessoa, recebeu a informação de que o estrangeiro foragido estava no município durante todo o fim de semana. O uruguaio foi preso em flagrante por posse de arma de fogo. A Polícia Federal já foi notificada sobre a ocorrência e está realizando a extradição junto às autoridades brasileiras. O preso constava na lista vermelha da Interpol.
A lista vermelha inclui criminosos de alta periculosidade que são procurados em todo o mundo, podendo ser presos em qualquer país que integra a rede de cooperação internacional.
Deixe o seu comentário