Sudeste pode ter toda a chuva esperada para fevereiro em apenas quatro dias

Moradores de áreas de risco da Região Serrana devem redobrar a atenção
sexta-feira, 31 de janeiro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Um novo evento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que canaliza a umidade da Amazônia para o Sudeste brasileiro podendo aumentar a chance de chuvas fortes no Estado do Rio de Janeiro deve provocar pancadas volumosas deste fim de semana até a próxima terça-feira, 4, podendo atingir também os estados vizinhos de Minas Gerais e São Paulo. De acordo com informações do Instituto Climatempo, a Região Sudeste poderá registrar, em quatro dias, entre 200 e 300 milímetros de chuva — quantidade esperada para todo o mês de fevereiro.

A Região Serrana está entre os focos de maior probabilidade de chuva, Por esta razão, moradores das áreas de risco devem redobrar a atenção e seguir as recomendações da Defesa Civil, caso haja necessidade de acionamento das sirenes de alerta-alarme. Áreas do Triângulo Mineiro e a região de Ribeirão Preto e São Carlos, no interior paulista estão entre as que mais poderão ser afetadas, segundo a previsão do tempo. Outras áreas de São Paulo e Minas Gerais podem registrar de 100 a 200 milímetros de chuva. A ZCAS também deve intensificar o índice pluviométrico em partes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. 

Em Nova Friburgo, o Climatempo prevê para este fim de semana dias de céu nublado com chuva de intensidade fraca a moderada com temperaturas oscilando entre 20 e 27 graus. Para esta segunda-feira, 3, a chance de chuva mais forte, à tarde e à noite, com a mesma variação de temperatura. Para terça-feira, 4, há previsão de chuvas isoladas com mínima de 21 e máxima de 26 graus. (Fontes: CNN Brasil e Climatempo) 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: