Sobre comidas, bebidas e … rebordosas

Se cuide para aproveitar o maior espetáculo da terra e se tiver ressaca saiba como se livrar dela
sábado, 22 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Sobre comidas, bebidas e … rebordosas

Quer brincar todo dia até o amanhecer? Então, se prepare, porque tem que ter muita saúde para aguentar três, quatro, cinco dias de uma festa que parece não ter fim. Pra começar, o ideal é fazer três refeições principais e pequenos lanches nos intervalos. Estes pequenos lanches podem ser frutas frescas ou sucos de frutas, castanhas, biscoitos integrais e barra de cereal. Coma alimentos que forneçam energia para manter o pique total. 

Seja em bloquinhos de rua, nas passarelas das avenidas, em trios elétricos ou no frevo do maracatu, ter energia e um corpo saudável é essencial. Então, veja aqui umas dicas importantes para estar em forma: 

1. Beba muita água: Procure ingerir 2 a 3 litros de água ao dia e também água de coco e sucos de fruta naturais, como o de uva;

2. Bebidas alcóolicas: Para quem gosta de uma cervejinha no carnaval, é fundamental intercalar o consumo com a água. A bebida alcoólica desidrata o corpo, por isso é importante manter a ingestão de água em conjunto;

3. Coma frutas da estação: Elas possuem vitaminas e minerais que auxiliam em diversas funções do organismo, dentre elas no processo de desintoxicação;

4. Coma vegetais verde-escuros: Alimentos como couve, brócolis, rúcula, agrião... estes vegetais atuam no processo de desintoxicação, auxiliando o funcionamento do fígado. Portanto, são boas pedidas na luta contra a ressaca;

5. Programe-se: Não fique longos períodos em jejum. O ideal é fazer três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches nos intervalos. Estes pequenos lanches podem ser frutas frescas ou sucos de frutas, castanhas, biscoitos integrais e barra de cereal;

6. Coma alimentos que forneçam energia: Aposte nos cereais, barra de cereal, arroz e massa, mas dê preferência à versão integral destes alimentos;

7. Atente para as condições de higiene dos locais onde você se alimenta: Os alimentos devem estar conservados adequadamente e os manipuladores devem estar com aparência, uniforme e mãos limpos;

8. Cuidado especial ao consumo de frutos do mar e alimentos vendidos na praia: Por conta do calor, estes alimentos estragam facilmente e nem sempre são mantidos em temperaturas corretas;

9. Evite os lanches naturais que contenham maionese ou molhos: Assim como os frutos do mar, a maionese e os molhos são muito perecíveis e estragam facilmente, ainda mais quando não são mantidos sob temperatura correta. Ninguém merece uma infecção intestina em pleno carnaval!

10. Evite alimentos muito gordurosos e as frituras: Por demorarem mais para serem digeridos e provocarem sono, podem estragar a sua festa. Prefira preparações assadas, grelhadas ou cozidas.

E para evitar ressaca?

Beber álcool além do que o nosso organismo suporta nunca é legal. Mas, com a oferta de tantas novidades no setor cervejeiro, nem todos resistem e passam da conta. Então, antecipamos aqui algumas dicas para que na sua ‘manhã seguinte’ você se lembre da noite anterior mais pelas boas cervejas do que pela sua atual dor de cabeça. 

Antes e durante

  • Beba água entre uma cerveja e outra: É importante manter sempre o corpo hidratado. O álcool desidrata o corpo e a cerveja, diurética, nos faz eliminar muito líquido, portanto você precisa se reabastecer com frequência, seja de água ou sucos.

  • Não beba de estômago vazio: Como a bebida diminui o nível de açúcar no sangue, comer é importantíssimo para que o organismo não saia do seu nível normal. Comer antes de dormir também ajuda algumas pessoas.

Depois

  • Beba muita água antes de dormir: Muitas vezes a dor de cabeça do dia seguinte é resultado da desidratação causada pelo álcool. Beba no mínimo de 2 a 3 copos.

  • Aspirina ou outro analgésico: Pílulas ou efervescentes ajudam a combater a dor de cabeça.

  • Antiácidos: Eles ajudam caso seu estômago apresente sinais de irritação.

  • Café, chá, coca-cola: Além de reanimar, essas bebidas manterão o folião hidratado também.

  • Coma bem no dia seguinte: Evite gorduras e comidas pesadas - seu estômago já está sofrendo o suficiente - mas não deixe de comer. Comer um pouco antes de dormir também ajuda algumas pessoas.

  • Dê um intervalo de 48 horas. A história de que a "rebatida" cura tudo pode até ter um fundinho de verdade, mas ninguém aqui quer terminar doente ou sócio do AA.

PS.: Mais importante que tudo, se beber, não dirija!

 

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra