Nesta quarta-feira, 13, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a implantação do 5G em mais 212 municípios brasileiros, sendo que o Estado do Rio de Janeiro entrou com todos os municípios na lista dos lugares onde o novo sinal passa a operar. A partir desse anúncio, as operadoras de internet que atuam nessas localidades podem solicitar ativação da tecnologia ultrarrápida. Isso faz com que a substituição das antenas parabólicas tradicionais pelo novo modelo digital seja necessária. Kits com o novo equipamento digital e a instalação das novas antenas podem ser feitas gratuitamente para famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham o antigo aparelho ainda funcionando em casa. O procedimento é feito pela entidade cadastrada pelo Governo Federal, a Siga Antenado.
Com a inclusão de mais cidades, agora são 2.024 localidades brasileiras com autorização para ativação do 5G incluindo todo o Estado do Rio de Janeiro. A troca é necessária porque o modelo tradicional - que utiliza a Banda C para transmitir a programação - vai deixar de funcionar, e os canais vão migrar para a Banda Ku, utilizada pela nova parabólica digital. Antes mesmo de o sinal parar de ser transmitido, quando a quinta geração de internet móvel for ativada na região, os usuários do equipamento podem perceber interferências, como chiados, chuviscos e até perda de acesso a alguns canais. Isso acontece porque o 5G também chega à população através da Banda C.
Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, que apoia a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para as parabólicas digitais (banda Ku), explica que o novo equipamento tem inúmeras vantagens em relação ao modelo tradicional. “Os benefícios mais visíveis da nova tecnologia são novos canais, programação regional e melhor qualidade de imagem e de som. Mas é importante lembrar que, em breve, a parabólica tradicional deixará de funcionar por completo. Então, quanto antes se fizer a troca, mais cedo poderá aproveitar os benefícios da nova parabólica digital”, avisa.
Famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico e que utilizam a parabólica tradicional para assistir à TV têm direito à instalação gratuita da nova parabólica digital. Para saber se tem direito e se o agendamento está aberto na sua cidade, o interessado deve acessar o site ou ligar para 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos.
Deixe o seu comentário