Cerca de 250 profissionais de educação da rede estadual de ensino, entre diretores pedagógicos regionais, coordenadores e diretores de escolas conheceram, na semana passada, o projeto Educação do Amanhã, que será utilizado pela Secretaria estadual de Educação (Seeduc) para aprimorar a qualidade do ensino na rede. A proposta é introduzir tecnologia de ponta nos processos de planejamento de aulas e acompanhamento de resultados dos alunos. A partir deste mês, o treinamento chegará ao interior com capacitações nas coordenadorias regionais de Educação, como a Serrana 2, de Nova Friburgo.
No treinamento inicial, no Rio de Janeiro, os educadores participaram da experiência Eureka Digital que propiciou, a partir de uma bibliografia vasta e estratégica, a busca por soluções educacionais, como a que propõe a inclusão de um metaverso que cria uma nova experiência de contato do aluno com o conhecimento e gera engajamento. A ideia é que o trabalho dos professores em sala de aula seja agregado com audiobooks, recursos de acessibilidade, inteligência artificial.
A apresentação da nova plataforma contou palestras da filósofa e psicanalista Viviane Mosé, com a perspectiva filosófica sobre os desafios contemporâneos da Educação, e do professor Miguel Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como evitar a evasão escolar. A pesquisadora Patrícia Albieri, do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Educação e Formação de Professores da Fundação Carlos Chagas (FCC), e o coordenador de projetos do Instituto Reúna, Igor Ventura, abordaram o tema central do evento, a recomposição de aprendizagens.
Deixe o seu comentário