Polícia Militar: Governo do Estado anuncia nova data de prova

Dois mil novos soldados serão contratados para reforçar a segurança
sexta-feira, 05 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira, 4, a nova data da primeira prova objetiva escrita do concurso da PM: 7 de abril. Os locais de prova, assim como as demais etapas do concurso, serão divulgados em breve. O processo seletivo para preencher duas mil vagas para o Curso de Formação de Soldados (CFSd) da Polícia Militar do Estado do Rio foi retomado no início deste mês, com a contratação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a realização do concurso.

“A aplicação da primeira prova objetiva representa uma grande vitória para a área de segurança do estado, que contará com a recomposição do efetivo da PM, assim como para os quase 120 mil candidatos inscritos, que há meses esperam pela retomada do concurso. Com mais dois mil soldados na Polícia Militar, iremos aumentar a segurança aos fluminenses”, disse o governador Cláudio Castro. 

O concurso público da PM foi suspenso no final de agosto do ano passado, ao ser constatada falha na aplicação da primeira prova escrita objetiva. Em consequência da irregularidade, foi rompido o contrato com o Instituto Brasileiro de Apoio de Desenvolvimento Executivo (Ibade), instituição que venceu a licitação no início de 2023 para realizar o concurso. 

O processo seletivo foi retomado no dia 1º de dezembro de 2023, após o Governo do Estado publicar no Diário Oficial do Rio de Janeiro a autorização para a contratação da FGV, em substituição à banca examinadora anterior. 

Durante o período de paralisação do processo seletivo, a Polícia Militar ainda resolveu outra questão jurídica referente ao processo, em que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a suspensão do concurso por considerar inconstitucional a cláusula do edital que limitava o ingresso de mulheres com uma cota de 10%. Um acordo obtido pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) junto ao STF garantiu a continuidade do concurso, com a eliminação da cláusula. Com isso, ficou estabelecido que a classificação obedeça ao critério de notas, independentemente do sexo do candidato.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: