A Petrobras anunciou nesta semana a suspensão temporária das inscrições do seu concurso público. A estatal justificou a necessidade de ampliar a participação de candidatos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira 3. Na prática, foi ampliada para 35 a quantidade de municípios que serão polo de aplicação das provas. Antes eram 19 cidades. Agora, além de todas as capitais brasileiras, foram priorizados na lista de locais de provas os municípios com mais de 200 mil moradores. No Estado do Rio de Janeiro, além da capital, serão aplicadas provas do concurso da Petrobras nos municípios de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Itaboraí e Macaé.
Segundo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a meta é democratizar o acesso ao concurso, abrangendo candidatos de diferentes regiões do Brasil. “Estamos atendendo uma demanda que chegou até nós pelos próprios candidatos, e consideramos um pedido legítimo. A Petrobras é uma empresa de todo o Brasil, por isso nada mais justo que as provas sejam aplicadas em todas as capitais e algumas cidades de porte médio, de norte a sul. Assim, ampliamos as chances dos brasileiros de diferentes regiões poderem disputar uma vaga e tornar realidade o sonho de ser um funcionário da Petrobras”, observou o presidente da estatal.
As inscrições permanecerão suspensas até o próximo domingo, 7. Na segunda-feira, 8, será divulgado o novo edital com a retomada do período de inscrições que seguirá até o próximo dia 31 pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliaçãoe Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Além dos novos inscritos, os candidatos que já se cadastraram para o concurso poderão alterar o local de prova até o término das inscrições.
Ao todo, são oferecidas 916 vagas para nível técnico, além da formação de cadastro de reserva. A remuneração mínima inicial é de R$ 5.878,82. Este é o primeiro concurso da Petrobras com reserva de 20% de vagas para pessoas com deficiência, acima do índice mínimo exigido por lei, de 5%. (Com informações da Carta Capital)
Deixe o seu comentário