Ocorrências com pipas na rede elétrica de Friburgo subiram 400%

Paradas de segurança comprometeram o fornecimento de energia de mais de 11 mil clientes da Energisa
sábado, 12 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Pipa presa na rede elétrica (Foto: Henrique Pinheiro)
Pipa presa na rede elétrica (Foto: Henrique Pinheiro)

Com mais tempo livre em casa devido ao isolamento social, soltar pipa tem sido uma distração constante. Mas o número de ocorrências com pipas que caem e se enroscam na rede elétrica não para de crescer em Nova Friburgo, o que pode causar graves acidentes, além da interrupção de energia. Somente este ano, de janeiro a agosto, a concessionária de energia elétrica do município, Energisa, registrou 43 ocorrências com pipas na rede: um aumento de 438% no  em comparação a 2019 quando foram registrados oito casos. As ocorrências de 2020 comprometeram o fornecimento de energia de mais de 11 mil clientes.    

Para tentar reduzir a necessidade de reparos por causa da queda de pipas na fiação elétrica dos postes, equipes da concessionária vêm orientando a população sobre os riscos e perigos de soltar pipa próximo de redes elétricas. Além das orientações, eles também anotam pontos contendo pipas entrelaçadas ou outros indícios de danos na rede nos locais visitados para futuras manutenções corretivas. 

A Parada da Segurança, como é chamada a ação, já foi realizada em alguns bairros de Nova Friburgo. Segundo o gerente de operações da concessionária, Anderson Rabelo, soltar pipa é uma atividade saudável e o objetivo da ação não é proibir, mas sim orientar para evitar acidentes. “Percebemos que a brincadeira ganhou força com as crianças passando mais tempo em casa devido a suspensão das aulas por causa da pandemia do coronavírus. Mas não podemos nos esquecer dos danos que a distração pode causar à rede elétrica, comprometendo o fornecimento de energia nos locais atingidos, além de expor os participantes da brincadeira ao risco de acidentes graves. Felizmente, nenhum acidente de choque elétrico foi registrado até o momento, mas o risco é iminente”, relatou.  

A tecnologia também está sendo uma grande aliada: no mês de agosto, a orientação sobre a forma correta e os riscos de soltar pipa perto da rede elétrica chegou a várias escolas por meio de um vídeo que a concessionária está divulgando nas redes sociais e que passou a ser compartilhado também nas instituições de ensino.

Dicas para evitar acidentes 

- Jamais solte pipa próximo à rede elétrica;   

- Não utilize materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol;   

- Nunca tente remover a pipa que tenha ficado enroscada na rede elétrica. Apenas os profissionais autorizados pelas concessionárias de energia elétrica, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica;   

- Não solte pipa próximo a ruas e avenidas. A linha pode ser perigosa para os condutores, causando, principalmente, acidentes com motos e bicicletas;   

- Não empine pipa em dias de chuvas e relâmpagos;   

- Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes;   

- Ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a concessionária de energia por meio dos canais de atendimento.  

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: