O poder de eternizar encantos

sábado, 22 de agosto de 2020
por Juliana Gabrig*, especial para A VOZ DA SERRA
O poder de eternizar encantos

Segundo os poetas, a beleza da vida está na percepção das coisas mais simples, daquelas que tocam a alma. Como o voo dos pássaros, o balançar das ondas, um beijo apaixonado, o sorriso puro de uma criança... 

Fotografar é fazer poesia com luz, muito mais do que captar imagens estáticas. Em cada foto podemos perceber medo, paz, felicidade. Fotografar ultrapassa os limites de um clique, captura momentos, carrega a magia de eternizar lugares, culturas, pessoas, ao mesmo tempo em que diminui distâncias e estreita laços. 

Vez por outra, em reuniões de família num final de semana, buscamos fotos antigas num álbum esquecido em um armário e voltamos ao tempo de cada imagem. Brincamos com o flagrante de expressões espontâneas, das roupas antigas, dos penteados. A saudade dos que se foram aperta e um sentimento de nostalgia nos acomete. 

Técnicas e conhecimentos específicos são necessários e importantes, são universais. Mas, a qualidade vem da percepção, a sensibilidade genuína de ver, sentir, compreender e registrar com o coração. Uma tríade inseparável que começa dentro do peito, passa pela mente e é capturada pelos olhos. É na câmera do coração que se realiza a verdadeira fotografia. Um trabalho que é inspiração e encanto a todo momento, dirigido pela supremacia da luz, combinada à forma e volume.

Feliz Dia Mundial da Fotografia a todos aqueles que têm essa paixão internalizada, seja vivendo profissionalmente dessa arte ou mesmo como um hobby. O dia é dedicado a quem gosta de fotografar paisagens num passeio de domingo, às mães que fotografam seus bebês, aos pais e avós que se entregam ao sorriso dos pequenos, aos que registram fatos de modo documental e jornalístico, aos que capturam as fotos mais fantásticas do nosso reino animal, com paixão, percepção e paciência. 

Fotografar é a arte que concretiza sonhos aos olhos de quem tem o privilégio de viver essa emoção.

*Juliana Gabrig é professora de português e fotógrafa

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: