Mutirão de doação de sangue neste sábado

Cada doação pode salvar até quatro vidas, o que destaca ainda mais o impacto desse gesto de solidariedade
sexta-feira, 16 de agosto de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

O Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, vai realizar neste sábado, 17, um mutirão de doação de sangue, das 7h30 às 11h30. A ação pretende aumentar os estoques de sangue da unidade e oferecer a possibilidade para pessoas que não conseguem doar durante a semana consigam fazer esta ação que salva vidas. Para doar, é preciso apresentar um documento de identificação original e cópia e cumprir alguns requisitos.

Quem pode doar

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que menor de idade deve estar acompanhado do responsável e para doar pela primeira vez, precisa ter no máximo 60 anos, estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos. Não pode doar sangue quem possui ou já teve alguma doença, como, por exemplo, hepatite, malária, Aids, doença de chagas e mal de Parkinson.

Além disso, alguns fatores temporários impossibilitam a doação, como estar grávida ou amamentando, ter feito tatuagem em menos de 12 meses, ter realizado endoscopia ou colonoscopia em menos de seis meses e ter tido gripe ou Covid-19 em menos de 15 dias.

A importância de doar

A doação de sangue é fundamental em diversas situações médicas. Pessoas que sofrem de doenças crônicas sanguíneas, como a anemia falciforme ou distúrbios de coagulação, frequentemente necessitam de transfusões regulares para manter sua saúde e qualidade de vida.

Pacientes portadores de outras doenças, como o câncer (principalmente a leucemia), vítimas de acidentes graves e indivíduos submetidos a cirurgias de grande porte também podem necessitar de transfusões sanguíneas.

A demanda por sangue é constante e urgente, sobretudo em períodos em que há uma diminuição nos estoques dos bancos de sangue, como nas férias, festas regionais, durante o inverno ou em feriados prolongados. A escassez de sangue pode prejudicar seriamente o atendimento médico e colocar em risco a vida de muitas pessoas.

Não existe um substituto para o sangue humano e a melhor maneira de suprir essa necessidade é por meio da doação voluntária. Uma bolsa de sangue doada é capaz de beneficiar múltiplos pacientes, uma vez que a quantidade de sangue total pode ser fracionada de acordo com os seus constituintes.

Para se ter uma ideia, é possível dividir uma única bolsa de sangue em uma bolsa de concentrado de hemácias, uma de concentrado de plaquetas, uma de plasma e uma de concentrado de crioprecipitado — fonte concentrada de algumas proteínas plasmáticas, em especial aquelas envolvidas na coagulação sanguínea.

Portanto, o principal objetivo da doação é manter os estoques dos bancos de sangue sempre abastecidos, não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar.

Cuidados após a doação

Ao finalizar o procedimento, a pessoa deverá se alimentar. Ao longo do dia, recomenda-se também a ingestão abundante de líquidos, fazer as refeições normalmente e evitar carregar peso ou fazer exercícios físicos. 

Por fim, lembre-se: a necessidade de sangue é constante. Sua contribuição é essencial para que os bancos de sangue mantenham os estoques necessários para atender as demandas dos hospitais e salvar vidas.

Agora que você já sabe a importância da doação de sangue, que tal divulgar este conteúdo aos seus amigos e familiares? Assim, você ajuda a levar essas informações para mais pessoas!

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: