Material escolar: Procon encontra variações superiores a 600%

Uma cartilha com orientações aos consumidores também foi divulgada
sexta-feira, 12 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Passadas as festas de fim de ano, quem tem filhos em idade escolar já sabe que é chegada a hora de começar a pesquisar os preços dos itens do material escolar em lojas ou sites de compras. O Procon do Estado do Rio de Janeiro fez um levantamento e na última semana divulgou a primeira pesquisa de preços de 157 itens mais procurados neste período que tiveram reajuste médio este ano de 8,5%. Entre os produtos apurados online, encontram-se canetas, borrachas, lápis, corretivos, entre outros. Nos dez sites pesquisados, variações de mais de 600% entre produtos da mesma marca foram identificadas. Além disso, o Procon lançou uma cartilha de volta às aulas com importantes orientações.

Os agentes do Procon puderam identificar variações consideráveis no valor do mesmo produto entre os sites, como uma borracha branca, que variou 639,13% e uma borracha plástica com cinta que, em um determinado site, custava R$ 1,38 e em outro R$ 9,90. Já a menor variação é de uma tesoura, que oscilou 3,16%, enquanto a segunda menor variação, se deu no caderno de caligrafia de 48 folhas, que variou 3,41%.

O monitoramento também apurou a média de preços dos produtos e constatou que as maiores foram verificadas no compasso de precisão e em uma agenda. Já as menores foram encontradas em borrachas.

“A realização desse levantamento de valores já é uma tradição no Procon e observamos que essa pesquisa ajuda o consumidor a economizar, pois comprovamos que é possível encontrar o mesmo produto, da mesma marca, em estabelecimentos diferentes, com grandes variações de preços”, afirma Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ. 

Observando as principais dúvidas que os pais e responsáveis têm nessa época do ano, o Procon Estadual divulgou cartilha com orientações sobre lista de material escolar, matrícula, rematrícula, reajuste, entre outros temas. O consumidor pode acessar a pesquisa pelo site do Procon-RJ. Já a cartilha está disponível aqui.

O Procon esclarece ainda que a pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 5 de janeiro de 2024, podendo os valores terem sofrido alterações. Além disso, como o levantamento foi feito em e-commerce, a autarquia buscou sempre o menor valor entre os fornecedores.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: