Juliane Paixão, empresária, fundadora da ‘Dorotéia Costura Afetiva’

“Não existe fórmula mágica para empreender. É necessário ter um coração disponível para aprender, que saiba cair e levantar quantas vezes for preciso, que busque ajuda, informação de qualidade e que nunca pare se sonhar”
sexta-feira, 24 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
Juliane Paixão
Juliane Paixão

“Filhos costumam parir mães empreendedoras. Essa máxima faz parte da minha história e da minha vida. Comecei a empreender com o desejo de ser mais próxima da minha família e da minha casa. Meu principal jardim é o meu lar, lugar aonde eu floresço e cuido dos meus brotinhos, para que sejam árvores frondosas. Não tem como florescer fora se dentro não está cuidado. Não podemos ganhar o mundo ao custo de perder a nossa casa.  

Nunca havia pensado em trabalhar com esse nicho de mercado, mas a minha dor me levou para esse lugar. Meu marido [Anderson] e eu nos separamos quando eu estava grávida da nossa filha mais velha, a Laura. Após 4 anos e meio divorciados, nos casamos novamente e na lua de mel engravidei da nossa segunda filha, a Liz, em 2018. 

Nesse período de realinhamento de valores, pedi de presente uma máquina de costura para o Anderson e fui aprender a costurar. Comecei a preparar o enxoval da Liz, fazia artigos para bebês, até que comecei a postar e a receber encomendas. Assim nasceu a “Dorotéia Costura Afetiva”, que ama famílias e que transforma tecido no mais puro afeto.

Durante alguns anos fui levando uma vida dupla, entre o regime CLT, como funcionária de uma grande instituição financeira e a vida de empreendedora. Não foi fácil conciliar a vida materna, de funcionária, de esposa, empresária, gerir, fomentar e vender através das mídias sociais, além de feiras e eventos que eu fazia na capital do Rio. Meu marido sempre me apoiando e viajando junto comigo. Meu perfeito staff.

Era ilusão achar que eu daria conta de tudo. Saí do banco e fui viver 100% do meu grande e mais importante sonho, e assim, poder estar mais perto da minha família, do meu lar. 

Foi muito importante a ajuda do Sebrae Nova Friburgo nesse período. Tive muito apoio, investi em horas de consultorias, cursos de capacitação e fiz o tão almejado Empretec. Ele foi um divisor de águas na minha trajetória. Nesse período abri a minha primeira loja física, temática, um espaço feito de mãe para mãe, muito acolhedor e que transbordava afeto. 

Paralelo a isso, estava investindo pesado em cursos importantes na área materno-infantil, com pós-graduação em psicologia perinatal, curso de Baby Planner promovido pelo International Parenting & Health Institute com sede na Califórnia, e visitava grandes feiras de puericultura leve e pesada, em São Paulo.

Todo esse movimento permitiram vislumbrar um novo horizonte; uni assim a minha experiência, meus mais de mil atendimentos realizados a gestantes e puérperas e iniciei um novo projeto: o meu primeiro infoproduto, o e-book ‘Enxoval do bebê e vivências maternas’, lançado este ano, com dicas maternas para ajudar mães a terem leveza na preparação para a chegada do bebê, no qual também alinho conhecimento técnico e vivências de uma maternidade real.

Ainda nesse ano fui classificada entre mais de 1500 empreendedoras para a etapa do Estado do Rio de Janeiro, do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria Microempreendedora. Foi uma alegria muito grande sentir que valeu e que vale a pena cada pedrinha na construção dessa história.

Não existe fórmula mágica para empreender. Se faz necessário ter um coração disponível para aprender, que saiba cair e levantar quantas vezes for preciso, que busque ajuda, informação de qualidade e que nunca pare se sonhar.” 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: