Influências da geração Z no guarda-roupa

Essa turma defende uma moda sustentável, confortável e inclusiva
sexta-feira, 08 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)
De mãos dadas com a moda sustentável, a geração Z também quer uma moda consciente e inclusiva. Nesse sentido, esta geração dá preferência a marcas que atendem a corpos reais independente de tamanho ou peso. Ou seja, elas querem ver todos os corpos, raças e gêneros muito bem representados nas coleções. 

A moda andrógina tende a crescer consideravelmente graças à ideia de desconstrução do que é masculino e feminino na moda
Anos 2000, moda sustentável e conforto são apenas parte da influência da geração Z na moda que veio para ficar. Ainda que você seja da geração millenial e não tenha gostado de ser intitulado cringe, a verdade é que muitas tendências iniciadas pela galera que nasceu na metade dos anos 90, estão fazendo muito sucesso.

Inclusive algumas delas você pode estar usando sem saber que foi a Z que retomou a trend. Seja no comportamento ou no estilo, o fato é que esta geração já deixou a sua marca no mundo da moda. Sem dúvida, uma das principais influências da geração Z na moda é a mudança total no padrão de consumo.

Assim, uma moda mais consciente tanto no sentido de inclusão quanto no aspecto ambiental são prioridades dos nascidos entre 1996 e 2010. Peças confortáveis e práticas também têm se mostrado prioridade para essa galera que tem aparecido constantemente usando marcas com pegadas mais esportivas. Confira aqui as tendências de consumo que são influência da geração Z na moda:

1. Conforto em primeiro lugar — Roupas apertadas e saltos altos de bico fino são peças que estão fora dos armários da geração Z. Afinal, esta geração preza pelo comfy e, por isso, roupas largas em tamanho oversized são a preferência dessa galera. Ela gosta de misturar peças oversized com peças esportivas criando um visual bem descolado e cool. Nos pés, nada de sapatilhas já que, segundo os Zs, é cringe. Assim, o tênis é o sapato da vez, seja em formato sneakers, em tons neons etc.

2. Moda Sustentável — Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, 43% dos consumidores da geração Z preferem comprar de marcas e empresas que tenham práticas sustentáveis. Eles procuram comprar peças de roupa de produtores locais e em brechós, peças que sejam feitas de materiais sustentáveis ou reciclados e de preferência que não tenham origem animal.

3. Moda inclusiva — De mãos dadas com a moda sustentável, a Gen Z também quer uma moda consciente e inclusiva. Nesse sentido, dá preferência a marcas que atendem a corpos reais independente de tamanho ou peso. Ou seja, ela quer ver todos os corpos, raças e gêneros muito bem representados nas coleções. Assim, dispensa marcas não inclusivas, que insistem em perpetuar a ideia de perfeição através de modelos magras, altas e brancas.

4. Desconstrução de gênero — A questão de gênero é outro ponto importante para essa geração que deseja desconstruir a ideia daquilo que pode ou não ser usado por homens e mulheres. Assim, a moda andrógina tende a crescer consideravelmente graças à ideia de desconstrução do que é masculino e feminino na moda.

5. Exclusividade — Edições limitadas e itens exclusivos, é isso que a Z quer da moda. Apesar de prezar pela moda sustentável e pela inclusão, esta geração também valoriza a autenticidade. Assim, tem pavor de ter seus looks e visuais iguais aos de outras pessoas, seja nas ruas ou no meio digital. A busca pela sua própria identidade é frequentemente vista no uso de peças inusitadas, misturas únicas e é claro na compra de coleções limitadas, collabs etc.

E tem ainda…
  • Back to 2000: Calças de cintura baixa, tênis plataforma, bolsas gigantes e correntes pelo corpo são apenas algumas das tendências dos anos 2000 que voltaram à moda graças à geração Z; 
  •  Athleisure: Conforto é a maior prioridade para essa turma. Por isso ela trouxe de volta o estilo que bombou nos anos 80. As roupas atléticas até então usadas apenas na academia e para praticar esportes, passou a serem usadas fora da academia. É o caso, por exemplo, da bermuda ciclista que aparece como estrela de várias produções fashionistas;
  • Wide Legs: Por considerar a calça skinny cringe, a Gen Z resolveu o problema trazendo de volta as wide legs, trocando as skinny por essa calça de modelagem mais ampla, cintura alta e bem marcada e com as pernas bem alongadas e largas; 
  • Candy colors: Outra tendência dos anos 2000 ressuscitada por essa geração são as candy colors. Essas cores que lembram doces, balas e chicletes, é composta por uma paleta em tons pastéis como verde menta, lavanda, rosa claro etc, mas agora em produções mais adultas e elegantes; 
  • Néon: As cores saturadas e em tons néon também são mais uma das influências que não sairá tão cedo de cena. Assim como as candy colors, o néon aparece em roupas, sapatos, unhas e maquiagem, deixando o visual mais alegre e jovem.

Estas são as 10 principais influências da geração Z na moda que vieram para ficar. Para essa turma e para quem mais quiser adotar!

Tendência para 2024: menos cores, mais sofisticação

Ao contrário do verão passado, neste ano, as tendências apontam para uma abordagem mais sóbria e minimalista. A paleta de cores tende a ser mais neutra, com tons pastéis, terrosos e tons clássicos como o preto e branco predominando. A ideia é trazer uma sensação de serenidade, elegância e sofisticação ao look, ao mesmo tempo que permite uma maior versatilidade na hora de combinar peças. 

Essa mudança para uma abordagem mais discreta pode ser uma resposta à realidade que vivemos nos últimos tempos. Será que com os desafios que todos enfrentamos, as pessoas podem estar buscando um refúgio nas cores suaves e relaxantes, trazendo equilíbrio e paz ao visual?

Será que essa trend realmente vai pegar?

Com a mudança nas tendências, é natural que surjam questionamentos sobre a adesão ao novo estilo. Será que as pessoas vão se desapegar das cores vibrantes e abraçar essa nova paleta mais sóbria? A verdade é que a moda é uma forma de expressão pessoal, e cada indivíduo tem suas preferências e estilo próprio. 

Enquanto alguns podem abraçar a tendência mais discreta e se apaixonar pela elegância e versatilidade das cores suaves, outros podem preferir manter a vivacidade do color block no seu guarda-roupa. É importante lembrar que a moda é cíclica, e o que está em alta hoje pode cair em desuso amanhã, e vice-versa. 

Enfim, que cada pessoa se sinta confortável e confiante com o que veste, independentemente das tendências do momento.

(Fonte: www.zariff.com.br/moda)

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