Quem comemora a Festa das Bruxas em casa, dedicou alguns dias das últimas semanas preparando a festa. Que começa com o convite aos amigos, a escolha da decoração da casa — abóboras, teias de aranha e fantasminhas, iluminação, adereços, etc e tal — criação de surpresinhas assustadoras, guloseimas, bebidas. E ainda sugestão de fantasias de monstros, vampiros, bruxos e diversas outras roupas divertidas e de arrepiar, para os convidados. Tudo com a intenção de criar o clima perfeito para deixar o ambiente assustadoramente divertido, com uma atmosfera estimulante para curtir o melhor halloween que se possa oferecer aos convidados. É o que fazem o estilista Antônio Queiroz e sua mãe, a médica Rosana. Confiram como é fazer uma festa temática bem caprichada, nos mínimos detalhes e os motivos para tamanha dedicação e entusiasmo!
Por que essa data é tão importante para você?
Para nossa família, o halloween é principalmente valorizar uma cultura popular. Além disso, desde que éramos crianças, eu e meu irmão assistíamos com nossa mãe, a diversos filmes clássicos de terror, como Psicose, Sexta Feira 13, A Hora do Pesadelo, A Noite dos Mortos Vivos, O Exorcista, O bebê de Rosemary, entre outros.
Atração à primeira vista?
Bem, minha mãe é a responsável por despertar nosso gosto pelo mistério, suspense, e atiçar nossa adrenalina. Passamos nossos melhores momentos juntos, assistindo a esses filmes. Dos mais clássicos, de décadas atrás, como obras do Hitchcock, aos filmes que muitos conhecem hoje em dia como Invocação do Mal, e outros.
Quem cuida da decoração?
A responsável pelo projeto de decoração é minha mãe Rosane, que é uma fábrica de ideias. Ela possui uma paixão inata pela produção artesanal, principalmente aquela que tem origem em materiais recicláveis. Nas semanas que antecedem a data, ela divide o tempo dela entre a profissão como médica, e o processo criativo da festa. E eu fico responsável pela lista de convidados, menu, organização.
De festa pagã dos celtas, a data foi adotada pela Igreja Católica para homenagear os mortos, na véspera do Dia de Todos os Santos. E para você, o que ela evoca?
Pode parecer contraditório, porém o halloween por mais que se celebre a morte é a data em que eu e minha família celebramos a vida. Momentos em que pausamos todas as nossas atividades diárias para criarmos decorações baseadas nas referências do horror que obtivemos da nossa infância e adolescência. Celebramos nosso amor por estarmos juntos, e dividimos essa paixão com nossos amigos mais especiais.
Como os convidados se apresentam?
Todos nossos convidados vêm fantasiados e essa é a nossa parte preferida. Observar a criatividade de cada um e a felicidade de todos liberando “suas feras interiores” dançando, bebendo, com crianças correndo, é gratificante e compensa todo o esforço. E dessa forma brindando nossos amigos com um evento anual, que pretendemos manter.
Vocês preparam a festa visando mais a natureza, a chegada do inverno, com seus dias “sombrios propícios para a vinda de maus espíritos”, à religião, ou…?
Halloween para nós é criatividade, é celebração, é vida. Somos umbandistas, porém a data do halloween, por mais sincretismo que tenhamos com a Igreja Católica, não se aplica à nossa religião.
Então, nada a ver como uma festa para realização de rituais, e sim para divertir, reunir amigos, confraternizar?
É a data que mais representa nossa família, que aprecia a fantasia, a arte, o oculto, o medo, que para nós é pura diversão. Torna-se o momento em que exaltamos o diferente, abraçamos e acolhemos o outro diverso de nós, o misterioso seja humano ou não, real ou fictício. Além de toda a magia que, para mim, a estação das flores, da primavera, traz.
Quanto essa data é a mais importante do ano para você?
Não que seja mais importante que o Natal, por exemplo, mas o halloween é o momento em que estamos mais perto um do outro, compartilhando alegria, êxtase e principalmente os pilares que movem a nossa família nas celebrações: a imaginação, a criação e, com certeza, festa. E dessa forma, tornando a data mais acolhedora e descontraída para nós e para todos que dela participam. Livre de julgamentos, nosso halloween é para que todos se sintam bem e acolhidos. É uma data ritualística para alguns, e para nós é uma data de respeito pelos mortos, mas com alegria, diversão e celebração da vida!
Deixe o seu comentário