Leitores entraram em contato nos últimos dias com a redação de A VOZ DA SERRA para reclamar das longas filas e a demora no atendimento em alguns serviços oferecidos pela Prefeitura de Nova Friburgo. Segundo uma leitora, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do centro da cidade, na Rua Mac Niven, está oferecendo somente 20 atendimentos por dia e mediante distribuição de senhas pela manhã. Como resultado disso, cidadãos que necessitam dos serviços oferecidos pelo órgão, como cadastro para benefícios sociais do Governo Federal, têm formado filas durante as madrugadas no entorno da unidade.
“Já estive lá por três vezes e não consegui atendimento. Tem gente que chega antes das 5h da madrugada, a maioria pessoas idosas que ficam ao relento na calçada. O Cras só tem agora um funcionário que atende apenas 20 pessoas. Já reclamei com a Ouvidoria da prefeitura e nada foi feito”, disse a mulher.
Nesta segunda-feira, 14, nossa redação recebeu queixas de contribuintes que denunciaram uma longa espera pelo atendimento no setor de dívida ativa da Secretaria Municipal de Finanças e também da Sala do Empreendedor (foto), ambas no prédio da prefeitura.
“O atendimento ao público nesses setores é medieval. Levamos pelo menos duas horas e meia na fila e nem sequer tem cadeiras suficientes para todos. Isso é um desrespeito. Afinal, estamos aqui para negociar débitos e injetar mais recursos nos cofres públicos. São poucos atendentes e as orientações muitas vezes são precárias. A prefeitura tem bloqueado contas bancárias das pessoas com dívidas. Já protocolei duas vezes essa reclamação, sem resposta alguma”, denunciou uma contribuinte, irritada.
O que diz a prefeitura
Sobre o atendimento no Cras, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos esclareceu que não há registro de formação de filas durante as madrugadas na unidade. Entretanto, reconhece que o atendimento pode estar mais lento em razão da alteração do sistema utilizado em todo o país e que vem apresentando instabilidades pontuais. A secretaria informou ainda que a unidade possui quatro técnicos entrevistadores. Um deles está de férias.
Quanto ao setor de dívida ativa, a Secretaria de Finanças informou acreditar que as reclamações mencionadas podem ter sido relacionadas ao período de pagamento do IPTU, quando há um aumento significativo no número de atendimentos. Nos últimos dias, por exemplo, não houve registros de longa espera. “Na manhã desta segunda-feira, por exemplo, haviam cinco servidores realizando o atendimento e poucas pessoas aguardando atendimento”, informou a pasta, em nota, inclusive, enviando uma foto do setor com poucos contribuintes.
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