Durante o carnaval, é preciso redobrar a atenção com o desaparecimento de crianças e adolescentes. Por isso, o Governo do Estado, por meio da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ), vai atuar com o Programa SOS Crianças Desaparecidas, promovendo diversas ações em todo o interior com o objetivo de prevenir e informar sobre o tema.
Até o próximo dia 18 acontecerá uma campanha com exibições de vídeos em terminais rodoviários com dicas preventivas para evitar novos casos de desaparecimento. Em várias áreas de desfiles no interior, equipes da FIA estarão a postos para tirar dúvidas dos responsáveis e garantir a segurança das crianças durante e depois do Carnaval.
“As parcerias com os municípios são fundamentais para a mobilização da sociedade e para a localização de crianças e adolescentes desaparecidos. O grande objetivo do SOS Crianças Desaparecidas é reduzir, ao máximo, o número de casos ao ponto de atuar prioritariamente em ações de prevenção. Esperamos alcançar expressiva divulgação das fotos de desaparecidos por meio destas parcerias de sucesso”, observa o gerente do programa, Luiz Henrique Oliveira.
Números
O banco de dados do Programa SOS Crianças Desaparecidas, existente há 28 anos, já registrou 4.425 casos. Até o momento, 3.789 foram localizados, o que representa um sucesso de mais de 86%. Desde o ano passado, foram realizadas 182 localizações. Tão importante quanto a prevenção, é saber como proceder em um possível caso. A lei 11.259/2005 (Lei da Busca Imediata) diz que a investigação do desaparecimento de crianças e adolescentes será realizada imediatamente após a notificação dos órgãos competentes. Caso uma criança desapareça, a orientação é não esperar para ir até a delegacia mais próxima da residência e registrar um boletim de ocorrência. Não é necessário esperar 24 horas.
Contatos com o Programa SOS Crianças Desaparecidas podem ser feitos pelos telefones (21) 2286-8337 e (21) 98596-5296 ou pelo email sosfia@fia.rj.gov.br ou no site.
Deixe o seu comentário