Exército solicita levantamento da capacidade dos cemitérios de Friburgo

Segundo a prefeitura, há espaço para abertura de 300 novas covas no Trilha do Céu. Capacidade nos cemitérios é de dez sepultamentos diários
sábado, 18 de abril de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Cemitério Trilha do Céu (Foto: Henrique Pinheiro)
Cemitério Trilha do Céu (Foto: Henrique Pinheiro)

Um vídeo divulgado nas redes sociais na última quinta-feira, 16, pelo prefeito de Três Rios, Josimar Salles, teve grande repercussão e causou apreensão no Estado do Rio, inclusive em Nova Friburgo. Isso porque, o prefeito do município do Centro-Sul Fluminense revelou que recebeu um documento recebido através do Comando da 1ª Região Militar do Exército Brasileiro, órgão vinculado ao Ministério da Defesa, solicitando um levantamento sobre a quantidade de cemitérios, disponibilidade de sepulturas e capacidade de enterros diários.

Ainda de acordo com o prefeito Josimar, o documento foi enviado a prefeitos de diversos municípios, inclusive Nova Friburgo. Ainda segundo Josimar Salles, “as informações solicitadas são para fins de consolidação e resposta ao Departamento-Geral do Pessoal, referente à pandemia do coronavírus. O documento foi assinado pelo coronel Luis Mauro Rodrigues Moura, chefe da Seção de Serviço Militar.

Por fim, o prefeito de Três Rios declara que “diante de um documento como este, vindo do Exército Brasileiro, não posso afrouxar as nossas medidas. Porque, se o Exército está perguntando isso, é porque estão fazendo levantamento estatístico diante da possibilidade de um caos na saúde pública não apenas do Brasil, mas também do mundo”, disse.

Já o Comando Militar do Leste, disse em nota que “planeja sua atuação com base no levantamento de cenários hipotéticos, visando mitigar os efeitos nocivos da pandemia junto à sociedade. O documento tem como objetivo tão somente coletar dados para um dos cenários levantados”. A instituição afirma ainda que “está atenta à evolução da pandemia do coronavírus sob a ótica da missão constitucional do Exército Brasileiro e da proteção da família militar, apoiando o esforço nacional de combate à pandemia”.

A situação de Nova Friburgo

Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que “recebeu o ofício através da Junta de Serviço Militar e já respondeu aos questionamentos sobre os cemitérios de administração municipal e as capacidade de cada um deles”. A nota informa ainda que os cemitérios administrados pela prefeitura são: São João Batista (Centro), Trilha do Céu (Fazenda da Laje), Campo do Coelho, Riograndina e São Pedro da Serra. A nota finaliza dizendo que Nova Friburgo tem “espaço para abertura estimada de 300 covas no cemitério Trilha do Céu. A capacidade máxima nos cemitérios municipais é de dez sepultamentos diários”.  

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Cemitérios