Neste domingo, 14, foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída em 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para homenagear e agradecer aos doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Essa data homenageia Karl Landsteiner (1868 -1943), médico e biólogo austríaco naturalizado americano. Em 1930 ele ganhou o Prêmio Nobel pela classificação do sistema ABO e descoberta do Fator Rh.
O Dia do Doador , em junho, ajuda também a chamar a atenção da população para a necessidade permanente da doação de sangue, principalmente neste período de frio, quando costuma haver o aumento das infecções respiratórias e outros fatores em tempos sem pandemia, como o começo das férias escolares e aumento dos acidentes nas estradas consequentemente.
Em Nova Friburgo, de acordo com o coordenador do Hemocentro Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, Roberto Nidecker, o estoque nos últimos dias está crítico e a unidade precisa urgentemente de doadores, em especial para o tipo "O+". Um dos fatores para o estoque super reduzido neste período do ano é a pandemia. Roberto informa que não há nenhum risco de contágio do coronavírus ao realizar a doação e que o hemocentro está seguindo todas as normas de higienização e prevenção contra a Covid-19.
Quem desejar ajudar, as doações acontecem de segunda a sexta, das 8h às 11h30. O doador deve comparecer ao hemocentro munido de documentos. Mais informações pelo telefone (22) 2523-8084. O hemocentro de Nova Friburgo atende a hospitais locais e de mais 13 municípios vizinhos.
Para doar
Os doadores devem chegar ao hemocentro bem alimentados, ter entre 16 e 59 anos e pesar acima de 50 quilos. Além disso, os voluntários devem ter dormido pelo menos seis horas antes da coleta. Exercício físico e álcool são proibidos nas 12 horas anteriores. Deve-se evitar também nas três horas que antecedem a doação a ingestão de alimentos gordurosos (leite e derivados, ovos e embutidos). Não é necessário estar em jejum. Fumantes devem evitar o cigarro até duas horas antes da doação. É recomendável ainda que o voluntário não tenha feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva no período de 12 meses.
*estágiário com supervisão de Henrique Amorim
Deixe o seu comentário