Esse ano vai ter ceia de Natal e reencontros de familiares e amigos

E depois, tem verão, férias e muita diversão!
sábado, 04 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Freepik)
(Fotos: Freepik)

Natal e Ano Novo, férias, viagens, passeios, encontros e reencontros. O mundo está ansioso por tudo isso e não é de se estranhar — afinal, depois de quase dois anos de pandemia e isolamento, as famílias vão poder aproveitar as festas de dezembro e a diversão de janeiro e fevereiro, voltando a se reunir, até aglomerar, para matar a saudade.

Com o fim do ano já batendo em nossas portas e depois de um Natal sem festa nem confraternização presencial, pessoal, física, está todo mundo animado com a proximidade das datas e disposto a investir numa decoração natalina inspirada. Afinal, é tão prazeroso escolher as peças, os ornamentos, para criar um ambiente harmonioso e de acordo com a celebração da vida, principalmente, o nascimento de Jesus. Tudo deve estar preparado para as festas típicas desse período.

Porque é importante criar um ambiente diferente e aconchegante, não só para a família, mas também para os convidados. Confira algumas dicas: 

Comece definindo as cores

São muitas as cores típicas da decoração de Natal e você poderá escolher aquelas que mais lhe agradam. Para deixar o ambiente mais luxuoso, recomenda-se optar por apenas uma tonalidade e investir em peças monocromáticas. As cores azul, branco, vermelho, rosa, dourado ou prateado, são as que costumam fazer sucesso.

Se você deseja fazer uma decoração mais colorida, tome cuidado com os tons que pretende misturar, para evitar o efeito “carnavalesco”. Para quem está começando a se “aventurar” nesse universo, a dica é escolher entre duas a três cores que sejam fáceis de combinar, como o verde e o dourado ou o vermelho, o branco e o prata.

Invista em luzes

Os tradicionais pisca-pisca estão sendo reinventados e a cada ano ganham aplicações ainda mais sofisticadas. O principal é optar pelos de luzes brancas ou amarelas (evitando os coloridos) e pensar em modos criativos de usar esses elementos. Por exemplo, você pode criar um lindo arranjo de mesa usando um vaso de vidro, algumas bolas de Natal nas cores que você selecionou e um pisca-pisca. Ou até mesmo reaproveitando garrafas de vinho.

Além do pisca-pisca, outra opção mais glamorosa é investir em velas. Você poderá usar aqueles modelos menores e incluí-las dentro de lanternas marroquinas, potes de vidro, taças, criando arranjos de mesa ou simplesmente decorando o espaço.

Crie a sua própria árvore

É muito difícil falar em decoração natalina sem uma bela árvore, não é mesmo? É claro que o pinheiro tradicional ainda faz muito sucesso — e pode seguir o esquema de cores que você definiu, ficando bonito e requintado. Mas, se você faz mais o estilo moderno, que tal criar a sua própria árvore? São muitas as ideias e inspirações que você poderá usar:

— montando uma árvore apenas com fotografias em uma parede da sua casa;

— usando galhos de madeira e pisca-pisca para criar uma espécie de “pinheiro” para pendurar na parede;

— reaproveitando alguma árvore que você já possui na sua casa e enfeitando-a;

— fazendo uma árvore com livros, discos ou outros itens que tenham relação com a sua personalidade;

— entre outras ideias.

Pense em outros detalhes da sua casa

Além da árvore e dos arranjos são muitos os outros detalhes natalinos que podem transformar a sua decoração. As almofadas com inspirações dessa época, por exemplo, ficam lindas se combinadas com mantas (ou tecidos leves) nos sofás nas cores que você definiu para a sua decoração. 

Assim como as guirlandas nas portas ou até os enfeites no corrimão da escada (ou pequenas velas em potes de vidro nos primeiros degraus da escada).

Nas paredes, é possível usar guirlandas, pendentes, luzes e outros detalhes que ajudem a passar a ideia desse período do ano. Próximo à árvore, coloque os presentes para os familiares.

Decore a mesa para a ceia

Vai receber a família, ou amigos, em casa para a ceia de Natal? Então, a mesa precisa estar bem arrumada e decorada. Comece definindo a toalha. Ela não precisa ter motivos natalinos, mas pode ter relação com as cores da sua decoração. Já se você está pensando em produzir uma mesa mais elaborada, escolha cores neutras ou toalhas sem muitas estampas.

Os detalhes são muito importantes e você poderá investir em porta-guardanapos diferenciados para essa época, como em formato de mini-pinheiro, artesanais produzidos com pinha ou até fazendo um pequeno arranjo com laço de tecido e ramos de pinheiro.

As velas ajudam a dar um clima a mais de intimidade e podem ser dispostas em candelabros ou até reaproveitando as taças de vinho ou champanhe (é só virá-las de ponta cabeça).

Quem quiser dar um requinte extra pode investir em louças especiais para essa época do ano, com detalhes natalinos que fazem toda a diferença. E, claro, pensar em arranjos ou até enfeites específicos para a mesa.

Como você viu, fazer uma decoração de Natal bonita e sofisticada não é nada muito complicado, mas pode transformar totalmente a experiência dos seus convidados e dar cara nova à sua casa.

E para completar, o verão chega junto!

Estamos perto de curtir dias de sol, pé na areia ou aquela rede na varanda. A estação mais vibrante do ano também convida a repensar a decoração de casa para trazer um toque de frescor, suavidade e alegria aos ambientes. 

"Algumas pessoas acreditam que investir em uma decoração que proporciona mais frescor exige tempo e alto custo, mas, na verdade, pequenas mudanças podem transformar um espaço e proporcionar conforto para deixar a casa mais aconchegante”, comenta a arquiteta Renata Pocztaruk. Confira a seguir algumas dicas de décor que a profissional compartilhou para preparar casas e apartamentos para a época mais quente do ano:

  • Invista em cores alegres e suaves: para ter um visual mais arejado e animado, o morador pode investir em uma paleta de tonalidades mais claras na decoração, deixando o colorido para os detalhes, como almofadas, tapetes e quadros.

  • Plantas diversas: com as altas temperaturas, as plantas se tornam ainda mais essenciais, pois contribuem para um visual colorido e leve, aproximam o morador da natureza e trazem conforto sensorial. “Vasos podem inclusive oferecer sombreamento, dependendo da planta escolhida. O morador pode optar também por vasos pequenos ou pendurados na parede. O importante é escolher espécies que se adaptem bem ao clima do local”, orienta Renata.

  • Tecidos leves, em vez de mantas: o acessório para os dias frios voltam para os armários. Nos dias de sol e calor, as mantas devem ser trocadas por tecidos leves, com estampas que contribuam para uma decoração mais alegre.

  • Iluminação natural: outra forma de refrescar os cômodos durante o verão é manter as janelas abertas, permitindo a entrada de luz e a ventilação natural. Além de valorizar os ambientes internos, é uma atitude sustentável, porque reduz o consumo de energia elétrica.

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: