Entre enólogos e enófilos, a taça gira ao seu bel-prazer

O primeiro, diante do vinho, toma decisões; o segundo, diante das decisões, toma vinho, definiu o especialista Luiz Groff
sexta-feira, 23 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Entre enólogos e enófilos, a taça gira ao seu bel-prazer

Em 22 de outubro comemora-se a figura do enólogo, considerado um artista e encantador na arte de produzir vinhos. Sua oficialização se deu em Bento Gonçalves, capital brasileira do vinho, como o Dia do Enólogo, conforme lei de 1978. Mas, quase 20 anos antes, em 1959, foi fundada a Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves, localizada na serra gaúcha, responsável por capacitar técnicos em enologia no país.

Hoje, existem várias faculdades de enologia no Brasil — em São Paulo, Pernambuco e Santa Catarina. Uma das mais prestigiadas funciona no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Campus Bento Gonçalves), onde são oferecidos dois cursos de Enologia: um de nível superior e outro técnico de nível médio. 

A palavra enólogo é de origem grega e tem como explicação literal “quem tem profundos conhecimentos de vinhos”, aquele que é responsável por um conjunto de etapas consecutivas, que abrange desde os processos da elaboração do vinho até a venda da bebida. 

Seu trabalho se inicia antes mesmo da plantação das uvas: cabe a ele acompanhar todas as etapas de elaboração do vinho, que começa com a análise da terra, o clima do local, a escolhas das mudas, as maneiras de irrigar, as técnicas para plantação, poda e até o modo de colheita. 

Ele estuda ainda as castas das uvas e suas características transmitidas ao vinho. Após a colheita da uva, o enólogo define as técnicas para a produção do vinho, o tempo de amadurecimento e o momento em que será comercializado.

O autor Luiz Groff, um apaixonado por vinhos, disse que "enólogo é aquele que diante do vinho toma decisões, e enófilo é aquele que, diante das decisões, toma vinho". 

Em outras palavras todos os apreciadores de vinho são enófilos e possuem diferentes níveis de conhecimento, conforme sua paixão e dedicação neste sentido.

Um brinde àqueles que nos proporcionam os melhores brindes

Além de toda paixão e dedicação, o trabalho de elaboração de vinhos está intimamente ligado à ciência e à tecnologia. Nesta semana comemoramos o dia do profissional que é um misto de agrônomo e químico. 

Apesar de não ser possível afirmar com precisão o surgimento dos pioneiros nesta arte, há registros de personagens ao longo da história que contribuíram direta ou indiretamente para os fundamentos da viticultura moderna. 

O famoso cientista Louis Pasteur descobriu e refinou processos relacionados à fermentação. O também cientista francês Jean Antoine Chaptal, por ter criado o processo de adição de açúcar ao mosto do vinho visando elevar o teor alcoólico final, deu nome ao processo conhecido como chaptalização. 

Já a primeira escola dedicada exclusivamente à viticultura e à enologia foi criada em 1876, em Conegliano, na Itália. O ano de 1912 pode ser considerado um marco na história da enologia, por ser o ano de nascimento do francês conhecido como “pai da enologia moderna”, Emile Peynaud, falecido em 2004. Peynaud deixou uma vasta obra e é reconhecido por revolucionar as técnicas de vinificação no mundo inteiro.

Finalmente, em 1955, a profissão de enólogo foi regulamentada na França, data em que passou a ser obrigatória a obtenção de um Diploma Nacional de Enólogo. No Brasil, a profissão só foi devidamente regulamentada em 2007.

A esses especialistas que, além do amor, precisam ter amplo conhecimento na área com objetivo de desenvolver vinhos cujo equilíbrio de sabores explora cada um dos cincos sentidos, brindamos!

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: