Os dias que antecedem a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costumam ser de muita tensão e nervosismo para os candidatos. Mas alguns hábitos podem ser adotados para que a ansiedade não atrapalhe o seu desempenho nas provas que serão aplicadas neste domingo, 5, e no próximo, 12. O Enem é o principal meio de acesso a universidades públicas no Brasil.
A primeira dica é evitar estudos intensos na véspera e no dia da prova. “O que eles tinham que ter de aprendizado já deve ter ocorrido, então nesses momentos que antecedem a prova, a revisão de conteúdo de estudo deve ocorrer de forma mais tranquila e sem pressão”, orienta a coordenadora de convivência ética de uma escola em Brasília, Paula Cavalcante.
Ler um livro, assistir a um filme, dar uma caminhada e estar com a família e com amigos são boas opções para passar esse tempo. As atividades físicas podem ser uma válvula de escape para a ansiedade, mas também devem ser praticadas com moderação, para evitar lesões, diz a professora.
A alimentação na véspera e no dia da prova também merece atenção. A dica é manter uma alimentação leve e evitar alimentos que façam mal ao trato digestivo. “A véspera do Enem não é dia de comer coisas diferentes”, aconselha a orientadora educacional e psicopedagoga, Adriana Ferreira.
No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática.
Ansiedade
Em um momento importante e decisivo como este, a ansiedade é natural, mas deve ser controlada para não atrapalhar o desempenho dos candidatos. “Quanto melhor estiverem emocionalmente, melhores serão os resultados”, diz Paula Cavalcante. Segundo ela, descansar a mente é extremamente importante neste momento e quem já tem o hábito de fazer meditação ou respiração guiada pode lançar mão desses recursos antes e durante a prova.
Para o momento da prova, a principal orientação da professora Adriana é beber água. “Estudante hidratado consegue pensar melhor”. Ela também aconselha o aluno a levar algum alimento que seja fonte de caloria e também de prazer, como um chocolate por exemplo.
Caso o estudante perceba que o nervosismo está atrapalhando, é indicado beber água e dar uma pausa para respirar. “Oxigene seu cérebro, isso não é perda de tempo, é ganho, pois se entrar em uma crise de ansiedade, não vai conseguir resolver as questões”, afirma Adriana.
Dicas para driblar a ansiedade
Antes da prova
-
Manter alimentação leve, evitando comidas diferentes do habitual
-
Fazer atividades físicas leves
-
Assistir a um filme, ler um livro, fazer uma caminhada
-
Conversar com a família e amigos
-
Não fazer estudos intensos
-
Se sentir necessidade, revisar anotações e mapas mentais
Na hora da prova
-
Beber água
-
Levar um lanche leve e saboroso
-
Se ficar nervoso ou ansioso, fazer uma pausa para ir ao banheiro
-
Fazer respiração consciente
(Agência Brasil)
Deixe o seu comentário