Desenrola Brasil: veja o passo a passo para renegociar suas dívidas

Plataforma renegocia débitos de até R$ 5 mil para pessoas com renda de até dois mínimos ou que estejam inscritas no CadÚnico
sexta-feira, 20 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O Governo Federal lançou a plataforma do programa Desenrola Brasil, que renegocia dívidas, com o objetivo de permitir que os devedores voltem a ter condições de adquirir novas operações de crédito. Confira o passo a passo de como funciona o sistema. É importante lembrar que para ter acesso às renegociações, os devedores precisam ter cadastro na plataforma gov.br em nível ouro ou prata.

Como funciona a plataforma

1º passo: o devedor que esteja enquadrado nos critérios do programa Desenrola Brasil deve fazer o login na plataforma com seu usuário e senha da plataforma gov.br. É preciso ter cadastro no nível ouro ou prata para seguir com as renegociações de dívida. Quem tiver CPF com a conta bronze ou não estiver presente na plataforma gov.br precisará fazer upgrade para prata ou ouro.

2º passo: no menu "Minhas dívidas", o devedor pode visualizar todas as dívidas que foram cadastradas no programa e estão elegíveis para renegociação. Haverá dívidas com opção de pagamento somente à vista, mas também algumas em que será possível pagar parcelado. No canto direito, será possível visualizar as opções de pagamento da dívida selecionada. Será possível selecionar mais de uma dívida e renegociar de uma só vez.

3º passo: ao selecionar a opção de pagamento parcelado, começam as renegociações. Neste menu, aparecem as opções de bancos com os quais o devedor poderá realizar o financiamento, além das condições propostas por cada um deles. Em seguida, o devedor poderá selecionar a data de vencimento da primeira parcela.

4º passo: na sequência, o devedor poderá escolher as melhores opções de parcelamento dentro daquela data escolhida. Entre as opções, será possível escolher, por exemplo, quais as condições para ter a menor parcela mensal ou o financiamento com menor prazo. Há ainda opções para simular novas condições, com número personalizado de parcelas para enviar uma proposta ao credor.

5º passo: depois de escolher as condições ideais, surge uma tela de confirmação de dados pessoais. É preciso conferir se os dados estão de acordo para o sucesso da renegociação.

6º passo: o banco escolhido pelo credor recebe a nova proposta selecionada pelo devedor. A partir daí, o credor analisa a proposta e verifica se aceita as condições. Com a aprovação da instituição financeira, a renegociação segue adiante.

7º passo: Depois do aceite das partes, o devedor escolhe a forma de pagamento. É possível selecionar: débito automático, boleto ou PIX.

8º passo: o último passo para o devedor é ler atentamente o contrato final da renegociação proposta. Ali estão os deveres e direitos do processo de pagamento da dívida. Se tudo estiver nos conformes e a assinatura for realizada, a contratação está concluída. (Fonte: G1)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: