Cuidados especiais com a pele para curtir a folia

Tão importante quanto o look é evitar problemas com alergias, coceiras ou queimaduras, que são muito comuns nesse período
sexta-feira, 09 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Os cuidados com a pele durante o carnaval incluem etapas simples, mas importantes, de higienização, hidratação e proteção solar. Tais cuidados têm como objetivo evitar o excesso de exposição ao sol, a falta de hidratação e enfrentar o uso de maquiagens mais resistentes, hábitos comuns durante o reinado de Momo.

Por isso os médicos alertam: a regra número um para o carnaval ao ar livre é a proteção solar, sendo fundamental que o produto seja de amplo espectro com FPS 30 ou mais, e reaplicado a cada duas horas, ou após suar muito ou nadar.

Também chamam atenção para os foliões darem preferência às maquiagens hipoalergênicas e não comedogênicas para evitar alergias e acne. “Isso vale também na hora de adquirir glitter ou adereços, certificando-se de que são próprios para a pele”. 

De acordo com especialistas, é importante manter uma rotina de limpeza da pele para remover suor, maquiagem e impurezas antes de dormir, permitindo que ela respire. “É fundamental beber bastante água, pois o calor e a dança podem levar à desidratação. Além disso, usar um hidratante leve para manter a pele sempre saudável”.

Outro ponto importante sobre cuidados com a pele, é evitar bebidas alcoólicas em excesso, pois podem levar à desidratação e piorar aspectos como olheiras e pele sem viço. “Os foliões devem estar atentos ao consumo de alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e verduras, que podem ajudar a manter a pele saudável, bem como ao descanso adequado, já que a falta de sono pode deixá-la com aspecto cansado”.

Para evitar alergias e dermatites de contato, antes de aplicar qualquer maquiagem, glitter ou tinta corporal, é recomendável fazer um teste de contato. “Vale colocar uma pequena quantidade do produto na pele e aguardar 24 horas para verificar se há alguma reação alérgica e evitar os que possuem fragrância forte. É essencial buscar aqueles que sejam de marcas confiáveis e testados dermatologicamente, mantendo-a bem hidratada, pois o ressecamento a torna mais suscetível a irritações e alergias.”

Dengue e sol: Para estar bem protegido dos mosquitos e do sol, o ideal é aplicar o protetor solar primeiro, para só então passar o repelente — o ideal é reaplicar de duas em duas horas, assim como o protetor. Outra dica importante, é usar o filtro ainda em casa, antes de se expor ao sol, e esperar cerca de 15 minutos para que o produto seja absorvido pela pele. (Fonte: delas.ig.com.br)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: