Foi inaugurado no último dia 13 o novo espaço onde funciona o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Olaria. Antes, a unidade ficava na Avenida Júlio Antônio Thurler e agora realiza atendimentos na Estação Cidadania (antiga Praça CEU), no espaço de eventos da Via Expressa,o qual pertence à Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude, da Prefeitura de Nova Friburgo. O Cras de Olaria integra o projeto da Estação Cidadania.
Profissionais como assistentes sociais, psicólogos e servidores administrativos compõem a equipe do Cras, que funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, por agendamento, devido à pandemia da Covid-19. Posteriormente serão prestados serviços em conjunto com as secretarias de Cultura e Esportes, também integrantes do projeto. No momento estas pastas não podem operar, mas assim que o complexo for liberado voltarão as reuniões com a comunidade, responsável por gerir a Estação Cidadania junto com a prefeitura, por meio de um conselho comunitário. Esse processo estava bem avançado, mas foi interrompido devido à pandemia.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Fernanda Castro, mesmo com a votação da Câmara dos Vereadores que tornou as atividades esportivas como essenciais, para manutenção dos cuidados com a saúde, a princípio, não há previsão para retornar com as atividades coletivas.
O que funciona no Cras
Os serviços ofertados pelos Cras são inscrição e atualização do Cadastro Único para recebimento do Bolsa Família, registro no Cadastro Único para isenção da taxa de inscrição em concursos públicos, encaminhamento para a rede socioassistencial e demais órgãos públicos, concessão de benefícios eventuais, como cesta básica, auxílio funeral, aluguel social com intuito de superar vulnerabilidade e fortalecimento de vínculos; atividades envolvendo grupos de famílias da comunidade, registro no Cadastro Único para desconto na conta de energia, encaminhamento para o mercado de trabalho, atendimento e acompanhamento familiar, dentre outros.
O Projeto Solução, liderado pelo coronel Hespanha, ex-comandante do 11º BPM, que ensina judô a crianças carentes do município e funciona no local desde janeiro de 2017, seguirá funcionando no mesmo espaço.
Deixe o seu comentário