Todos os alunos das escolas municipais de Nova Friburgo receberão kits com gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar, como parte das ações e medidas relacionadas à política pública de alimentação escolar durante a pandemia. A distribuição foi iniciada nesta terça-feira, 30 de junho, e se estende até o próximo dia 9, segundo a Prefeitura de Nova Friburgo.
Os kits são provenientes de uma chamada pública para aquisição de itens provenientes da agricultura familiar, basicamente legumes e frutas, como abóbora, abobrinha, alface, batata doce, beterraba, brócolis, cenoura, couve, couve-flor, espinafre, inhame, repolho, tomate, banana, tangerina e leite em pó.
Além desta terça-feira, 30, a entrega dos kits da agricultura familiar às escolas também será feita nos dias 1º, 7, 8 e 9. A aquisição dos produtos engloba a montagem dos kits que será fiscalizada por representantes da equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho de Alimentação Escolar de Nova Friburgo (CAE).
O primeiro grupo a receber os kits é composto por 24 unidades de ensino, entre creches e escolas municipais. Cada direção estabeleceu sua própria organização de entrega, fazendo contato com os pais e responsáveis para que todos possam buscar o kit da agricultura familiar em segurança. A medida faz parte das ações que visam a segurança alimentar dos alunos e, também, movimentam a agricultura familiar de Nova Friburgo, levando alimentos frescos para todos os alunos da rede municipal de ensino.
Os recursos utilizados pela Secretaria Municipal de Educação para aquisição dos produtos são originários do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal. A aquisição dos kits da agricultura familiar para os mais de 17 mil alunos da rede municipal de ensino terá um custo aproximado de R$ 380 mil.
A medida adotada pelo município com a aquisição dos produtos mencionados auxilia as famílias na alimentação saudável preconizada pelos órgãos de saúde e aplicada pela Secretaria Municipal de Educação e, também, permite que os agricultores locais que participaram da chamada pública escoem sua produção.
Sepe comemora
Em comunicado on-line, o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) – que em Friburgo também representa os educadores municipais -, destacou a atuação do Conselho Municipal de Educação (CME) e celebrou a distribuição de kits da agricultura familiar aos estudantes da rede municipal: “A prefeitura, enfim, cumpre com sua obrigação”, diz trecho do comunicado. No entanto, o Sepe manifestou preocupação quanto ao fato de que servidores de apoio serem requisitados para auxiliar na distribuição dos kits nas escolas, o que, segundo o sindicato, “pode expor os envolvidos a riscos frente à pandemia. Embora a Prefeitura insinue que se trata de um serviço voluntário, o sindicato considera inadequado o estímulo à exposição”.
Deixe o seu comentário