Cantagalo: pedido de afastamento do prefeito é protocolado na Câmara

Em sessão extraordinária marcada para hoje deverá ser votado o pedido de abertura de Comissão Processante. Guga de Paula é acusado de perseguir, armado, um homem
sexta-feira, 29 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O suplente de deputado estadual, Welbert Pedro (PL) protocolou na quarta-feira, 27, uma denúncia na Câmara Municipal de Cantagalo baseando-se nos artigos 4º do decreto-lei 201/1967 e 64 e 67 da Lei Orgânica do município de Cantagalo. A denúncia tem o objetivo de afastar do cargo o atual prefeito Joaquim Augusto Carvalho de Paula, o Guga de Paula.

Conforme documentação anexada à denúncia pelo suplente de deputado, que é cantagalense, no último domingo, 24, Guga foi preso em flagrante após invadir o Bar da Cassinha, na localidade Fazenda da Aldeia, portando uma arma de fogo. As câmeras de segurança do estabelecimento registraram o prefeito, com arma em punho, perseguindo o cidadão Sebastião Bruno de Andrade Pinto. O prefeito foi conduzido à 151ªDP (Nova Friburgo) e acabou sendo liberado após pagar fiança de R$ 4 mil.

De acordo com a denúncia protocolada, a conduta de Guga de Paula configura “total desrespeito ao cargo que ocupa, sendo incompatível com a dignidade e o decoro exigidos para um representante do povo”. Além disso, ainda de acordo com o documento, os atos praticados por Guga de Paula caracterizam-se como infrações político-administrativas.

Welbert Pedro Justifica ainda que, “diante da gravidade do fato” o afastamento de Guga é necessário para garantir a segurança e o bem-estar da população cantagalense, bem como a preservação da ordem administrativa e do Estado de Direito. “O pedido de afastamento se baseia em legislações vigentes e nas prerrogativas conferidas à Câmara de Vereadores para julgamento e cassação do mandato do prefeito. É dever dos representantes do povo zelar pela integridade das instituições e pelos interesses da população”, frisou Welbert. 

Ainda na quarta-feira, 27, mesmo em meio ao recesso parlamentar de fim de ano, o presidente da Câmara Municipal de Cantagalo, vereador Ciro Fernandes Pinto, confirmou ao portal de notícias Serra News que o Poder Legislativo vai acatar a denúncia do deputado Welbert Pedro que é parente da proprietária do bar onde ocorreu o fato. Uma sessão extraordinária foi marcada para esta sexta-feira, 29, às 14h, na Câmara, para apresentar a denúncia protocolada. Segundo o presidente do Legislativo de Cantagalo, caso haja votação favorável por maioria simples para abertura de uma Comissão Processante, será iniciada a tramitação do processo para o julgamento do pedido de afastamento do prefeito em até 90 dias. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: