To Sir, with Love — no Brasil “Ao Mestre, com Carinho” — aborda um tema frequente: a relação entre professores e alunos que possuem uma vida familiar problemática, de pobreza, violência, divórcio dos pais, entre outros conflitos. A obra cinematográfica foi um sucesso de crítica e público, fosse pela presença do protagonista, Sidney Poitier, ou pela envolvente história e trilha sonora.
Protagonizado por Sidney Poitier, o filme conta a história de um engenheiro negro, nascido na Guiana Inglesa, que, após ficar desempregado, parte para a Inglaterra. Com dificuldades de arranjar trabalho na sua área profissional, ele se candidata ao cargo de professor de matemática num colégio do subúrbio de Londres.
Em seu primeiro dia no emprego, percebe que a turma que lhe coube traz um desafio inesperado. Seu personagem terá que lidar com a “sala” mais problemática do colégio, a turma de alunos mais rejeitada da escola.
Apesar de tocar num tema bastante discutido e polêmico, a trama se concentra nos padrões da adolescência em uma comunidade pobre da Inglaterra, em meio a uma turma de adolescentes indisciplinados, rebeldes, desajustados, fora dos padrões normais de comportamento.
Diante desses jovens desordeiros, Mark Thackeray (Sidney Poitier) descobre que ensinar é muito mais que apenas uma profissão. É paixão, dedicação e eterna troca de conhecimento. Baseado na autobiografia de E. R. Braithwaite, o filme encantou públicos de vários países, com sua emocionante história e marcante trilha sonora.
O roteiro é simples: não há uma trama complexa e quase todas as cenas se dão na escola. Na sua simplicidade, porém, consegue transmitir verdades fundamentais da vida sem cair na monotonia ou no moralismo. Pelo contrário, com um início que poderia parecer pouco interessante para a plateia atual, prende cada vez mais a atenção à medida que os relacionamentos se desenvolvem.
“Ao Mestre, Com Carinho” retrata verdades ao mesmo tempo simples e complexas sobre a educação, o amor e o sentido da vida. Simples porque, no fim das contas, são verdades que devem ser vividas. Alguém pode ler, refletir e discursar muito sobre o amor, mas se não luta sinceramente, um dia após o outro, para pô-lo em prática, nada saberá sobre o amor. Complexas, porque aprendê-las requer tempo e os ensinamentos de pessoas maduras. A paciência é uma lei da vida, certa e infalível: e sem ela, não se consegue nada.
Serviço
Ao Mestre, Com Carinho (To Sir, With Love, Reino Unido, 1967)
Direção: James Clavell
Elenco: Sidney Poitier, Christian Roberts,
Judy Geeson, Suzy Kendall, Lulu, Faith Brook
Deixe o seu comentário