Alerj aprova devolução de taxa para prova prática de habilitação

Medida só valerá, caso o Detran não consiga marcar o exame em até 30 dias. Para virar lei, falta a sanção do governador
sexta-feira, 13 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio (Detran-RJ) poderá ser obrigado a devolver a taxa cobrada pela prova prática para emissão da carteira de habilitação, caso ela não seja aplicada em até 30 dias após o candidato ser aprovado na prova teórica de habilitação e solicitar o exame prático de direção. Na última quarta-feira, 11, os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei 6.484/22, de autoria do deputado Jari Oliveira (PSB), que propõe a devolução da taxa. A aprovação ocorreu em segunda discussão durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). 

Para virar lei estadual, o projeto precisa da sanção do governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para avaliar a questão. Como nesta sexta-feira, 13, foi ponto facultativo nas repartições estaduais devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida (dia 12), o prazo só começará a contar a partir desta segunda-feira, 16. 

A medida proposta pelo deputado estadual Jari Oliveira complementa a lei 8.235/18, que já garantia a realização da prova prática em até 30 dias. O projeto aprovado prevê que esse prazo só poderá ser ultrapassado em caso de "força maior", como situações de emergência e de estado de calamidade pública e quando houver a suspensão dos serviços digitais por motivos de ataques cibernéticos. A devolução da taxa deverá ser solicitada pelo aluno, que continuará tendo direito a realizar a prova. Muitos candidatos têm reclamado na Alerj e na imprensa em geral que após serem aprovados na prova teórica, não conseguem agendar o exame prático no Detran, o que acaba gerando mais despesas, pois muitos têm que fazer aulas práticas extras nas auto-escolas pagando por elas.   

“A marcação da prova prática de direção está demorando de dois a três meses, ou até mais. É inaceitável que o aluno conclua as aulas práticas de direção e fique aguardando tanto tempo para fazer a prova prática de direção. É um período demasiadamente longo, prejudicando os candidatos”, disse Jari.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: