Está na moda falar de gratidão. Mas você sabe o que realmente significa ser grato ou tem ideia de como agradecer pode ajudá-lo a cuidar da sua saúde mental?
Uma pessoa possui várias razões para ser grata — família, trabalho, saúde, amor, amizades, moradia, refeições, entre outros — mas ela nem sempre percebe isso. Com o cotidiano agitado e os pequenos conflitos que subitamente ganham proporções gigantescas, reservar um momento do dia para ser grato pode ser um desafio.
As pessoas tendem a estar mais focadas nos problemas, memórias ruins e ofensas recebidas ocasionalmente. Assim, elas passam mais tempo pensando em coisas negativas do que apreciando o que há de bom em suas vidas e em si mesmas. Essa mentalidade pessimista pode até causar problemas psicológicos e doenças psicossomáticas.
O que é
Gratidão nada mais é que o ato de agradecer por coisas boas. O significado formal, encontrado no dicionário, é “a qualidade de quem é grato”. Sendo assim, você consegue se lembrar da última vez que foi grato por alguma coisa em sua vida? Um acontecimento? Um relacionamento? Uma refeição? Uma gentileza?
Muitos estudiosos passaram a estudar os benefícios da gratidão nos últimos anos, notando como esse simples ato tem capacidade de mudar a vida das pessoas de modo significativo.
Segundo psicólogos sociais, a gratidão está associada à percepção do que nós fizemos por outras pessoas e do que elas fizeram por nós. O hábito de agradecer por ter tido um favor atendido ou recebido ajuda quando mais precisava, por exemplo, pode melhorar as nossas relações interpessoais, pois aumenta a compreensão dos atos dos outros.
Já psicólogos da abordagem da psicologia positiva definem o ato de agradecer como uma forma de reconhecer a existência de coisas boas da vida. Agradecer é uma resposta emocional positiva às experiências, principalmente as de caráter negativo. Segundo eles, agradecer pode acalmar a mente e tornar as pessoas mais felizes.
Como atua na saúde mental
As pesquisas científicas acerca da gratidão rapidamente se estenderam para o seu impacto na saúde mental. Afinal, como algo tão simples pode modificar tantos aspectos de nossas vidas? Isso é mesmo possível? A neurociência e a psicologia acreditam que sim! Separamos algumas maneiras como esse ato influencia positivamente a saúde mental. Confira:
Combate emoções tóxicas
A gratidão causa emoções e sentimentos positivos. Experienciamos felicidade e satisfação assim que recebemos ou oferecemos a nossa gratidão a alguém ou alguma coisa. Você já percebeu isso ao passar por essas experiências? Há uma explicação científica para essa súbita mudança emocional: agradecer ativa o sistema límbico, responsável por regular emoções. O hipocampo e a amígdala, as principais áreas de regulação de emoções, memória e funcionamento do corpo, sobretudo, funcionam melhor após uma série de agradecimentos sinceros. Logo, conseguimos obter um controle maior sobre o que sentimos.
Afeta o cérebro positivamente
O Centro de Pesquisa da Mindfulness da Universidade da Califórnia descobriu que a gratidão modifica as estruturas neurais do cérebro. O resultado dessas mudanças é simples: sentimos mais felicidade e contentamento ao longo dos dias. A gratidão ativa o sistema de recompensas do cérebro de um modo saudável. Dessa forma, mudamos o jeito como vemos o mundo e a nós mesmos. Passamos a ter uma visão mais positiva e racional dos acontecimentos uma vez que perdemos o hábito de tirar conclusões negativas o tempo todo. O ato de agradecer automaticamente nos direciona para o que temos de bom em nossa vida. Além disso, apreciar as coisas boas da vida com regularidade estimula a produção de hormônios “bons”, os quais trabalham para regular o sistema imunológico.
Como praticar
O ato de agradecer pode ser praticado de várias maneiras. Ela não precisa ser necessariamente dita em voz alta nem escrita, mas ambas as práticas ajudam a potencializar os efeitos positivos da gratidão. Outra maneira de intensificar seus benefícios é praticar todos os dias, mesmo que por somente cinco minutos. Pode levar tempo para você começar a sentir os efeitos da gratidão, por isso, não desista logo nas primeiras tentativas. Do mesmo modo, você pode se esquecer de agradecer de vez em quando devido à correria do dia a dia. Não se culpe por isso nem pense que, já que você esqueceu de praticar um dia, pode esquecer nos próximos. Embora a constância seja importante, não é o único fator influenciador.
(*Confira esse artigo na íntegra em www.psicologoeterapia.com.br/blog/)
Deixe o seu comentário