Normalistas são treinados para lidar com alunos autistas

Programa Educautismo foi lançado com a presença do apresentador Ratinho, apoiador da iniciativa
terça-feira, 29 de abril de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Seeduc-RJ)
(Foto: Seeduc-RJ)

A Secretaria estadual de Educação (Seeduc-RJ) lançou, na semana passada, o programa Educautismo RJ, que promoverá a capacitação de estudantes dos cursos de formação de professores da rede estadual de ensino, a fim de que eles tenham, quando estiverem exercendo o magistério, melhor discernimento no atendimento a alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Educautismo é uma ação inédita no incentivo à inclusão das pessoas com TEA nas salas de aula e já capacitou 17 mil normalistas.

(Foto: Seeduc-RJ)

Reconhecido por incentivar e apoiar a causa, o apresentador do SBT,  Carlos Massa, o Ratinho, que é avô de uma criança com TEA, prestigiou a cerimônia de lançamento do programa. “Tenho um neto especial e prometi apoiar a causa porque sei o quanto é importante. Eu falo em média para dez milhões de pessoas todos os dias no SBT e meu compromisso é divulgar o assunto, seja vindo nos encontros, falando no meu programa ou explicando como funciona o autismo. A comunicação é o maior poder que há. Além disso, fiquei muito feliz em saber que essa ação começa pelo Rio de Janeiro. Ser normalista é gostar de ser professor, é gostar de ensinar, é gostar de pessoas. Tenho certeza de que o Brasil todo vai querer fazer a mesma coisa”, acredita Ratinho. 

O Educautismo RJ conta com formações presenciais e online, materiais exclusivos e até premiação para os participantes de destaque. A intenção do Governo do Estado é estender a iniciativa, em breve, a outros municípios fluminenses, como Nova Friburgo que possui um curso de formação de professores na rede estadual no Instituto de Educação (Ienf).   

“Hoje é muito comum encontrar um lar com uma criança neurodivergente, e por isso é preciso sentir o próximo. O que seria de nós se não fossem os professores. São eles que nos dão a base, o caráter e a alfabetização e levam o bem às pessoas. Tenham orgulho da profissão que escolheram”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), o deputado estadual Rodrigo Bacellar.

Na cerimônia, o governador em exercício, Thiago Pampolha, anunciou que o estado ganhará um Centro de Diagnóstico para Neurodivergentes que, ao lado do Educautismo RJ, dará sequência ao tratamento para todos os que precisam dessa atenção.

Transformação 

O Educautismo RJ não é apenas um programa de formação, é um movimento de transformação, fundamental para a importante mudança na vida dos futuros professores. Com ele, os estudantes e jovens docentes vão aprender técnicas, legislações, trato e outras ações que são diretamente ligadas ao direito das pessoas com TEA, como contou Laura Rocha, 17 anos, aluna do Ciep Joracy Camargo, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

“Esse projeto amplia muito a nossa visão para a educação e para o autismo. Ele serve para que possamos aprender, especialmente para o momento em que daremos nossas próprias aulas, ocasião em que vamos ter que saber como lidar e como incluir. Por isso, acho a iniciativa muito importante”, contou a estudante da 3ª série do Ensino Médio do Curso Normal.

A secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, explicou que essa ação irá preparar a rede de ensino para acolher alunos com TEA e que o Rio de Janeiro é o primeiro estado a adotar esta formação na rede. “Nossa meta é formar professores, desde o início da jornada, com um olhar técnico, acolhedor e verdadeiramente inclusivo. O Educautismo é um programa pioneiro no país que vai capacitar nossos futuros professores para atuarem com sensibilidade e preparo na inclusão de alunos autistas — afirmou a gestora.

O projeto conta ainda com um site oficial o www.educautismorj.com.br que reúne conteúdos, cronograma e suporte. Com essa atitude a Seeduc-RJ  avança ainda mais no acolhimento e inclusão de alunos com deficiência, garantindo o direito constitucional à educação a todos. Mas o trabalho não para e a Seeduc seguirá investindo e aperfeiçoando as estratégias voltadas à educação especial.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: