A Cooperativa de Macuco realizou recentemente a sua tradicional Assembleia Geral Ordinária, reunindo cerca de 300 participantes, entre associados, familiares, autoridades locais e estaduais, além de convidados especiais. O evento, que ocorre anualmente, tem como objetivo apresentar a prestação de contas do exercício anterior, aprovar os resultados e definir a destinação dos recursos excedentes. A cada três anos, a ocasião também contempla a eleição da diretoria administrativa da cooperativa que é referência na região Centro-Norte fluminense.
A solenidade contou com a presença de destaques no cenário político e institucional da região, como a prefeita de Macuco, Michelle Bianchini; o diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Antônio Carlos Celles Cordeiro; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Vinicius Mesquita; o subsecretário estadual de Agricultura, Felipe Brasil; o vice-presidente da Federação de Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), Maurício César Gomes de Salles; e o deputado estadual Bruno Boaretto. Também prestigiaram o evento prefeitos de cidades vizinhas e vereadores de Macuco.
Objetivo da assembleia
Durante o evento, os participantes acompanharam discussões estratégicas sobre investimentos e o lançamento de novos produtos, evidenciando o compromisso da Cooperativa de Macuco com o crescimento sustentável e a diversificação de suas atividades.
Um dos temas de maior relevância social abordado na assembleia foi a desigualdade na cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o setor lácteo. O presidente da cooperativa, Silvio Marini, ressaltou a importância da lei do ICMS (10.688), que corrige distorções que favoreciam distribuidores em detrimento dos produtores locais. A defesa da justiça tributária no campo também foi amplamente apoiada pelos presentes.
Homenagem
(Foto: Divulgação)
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a entrega do Título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro ao presidente da Cooperativa de Macuco, Silvio Marini, que também é médico veterinário. A honraria, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) por meio do projeto de resolução 846/2024, foi entregue pelo deputado estadual Bruno Boaretto, em reconhecimento à dedicação e aos relevantes serviços prestados à agricultura e ao cooperativismo fluminense.
Deixe o seu comentário