Utilizado em vários países do mundo, o sistema Cell Broadcast, lançado nesta semana no município do Rio de Janeiro, é um avanço diante das ações que promovem o toque de sirenes em áreas de risco e o tradicional envio de SMS enviados pela Defesa Civil para celulares de todo o estado. Essencial para minimizar os efeitos de desastres naturais, o sistema é feito por geolocalização, chegando a moradores, turistas e a todas as pessoas que estiverem passando pela região de risco.
O alerta não demanda cadastro prévio do usuário, nem boa qualidade da rede de internet. É emitido um alarme sonoro com uma mensagem, que aparece em tela cheia e exige a interação do usuário para ser apagada do celular. A iniciativa de implementação do sistema de alerta de desastres naturais, o Cell Broadcast, é de competência estadual, e foi estabelecida pela lei 9.740/2022, de autoria da deputada estadual Célia Jordão.
Em agosto de 2024, o sistema foi testado em diversas cidades do Brasil. No Estado do Rio de Janeiro, os municípios que realizaram os testes foram Petrópolis e Angra dos Reis. Nova Friburgo deverá contar também com essa novidade em breve. “Desde a sanção da lei, acompanhei a implementação do sistema. Fico muito satisfeita em saber que o serviço está funcionando e que agora chega a outras cidades brasileiras. Nosso objetivo segue um só: ajudar a salvar vidas”, afirmou a deputada.
Até o final de 2025, o sistema, regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e implementado pelo Governo Federal, deverá estar disponível em todo o país.
Deixe o seu comentário