Maquinários estaduais agilizam a recuperação de municípios

Equipamentos enviados às regiões Serrana e Noroeste também auxiliam na limpeza de vias
segunda-feira, 06 de janeiro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Governo do Estado RJ)
(Foto: Governo do Estado RJ)
Atenção total e trabalho intensificado para ajudar na recuperação de cidades mais afetadas pelas chuvas. Neste domingo, 05, equipes e maquinários do Governo do Estado do Rio de Janeiro foram mobilizados e atuaram na limpeza e reconstrução de vias em locais atingidos pelos temporais. Frentes de trabalho foram enviadas aos municípios de Cordeiro, na região Serrana, e nas cidades de São João de Meriti e Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Já em Teresópolis, um mutirão começa nesta segunda-feira, 06.

Frentes de trabalho acontecem nos municípios de Cordeiro, São João de Meriti e Belford Roxo
“Neste momento estamos concentrando nossos esforços para minimizar os impactos causados e, para isso, nossas equipes estão trabalhando incansavelmente, em ritmo acelerado. Nosso maquinário já está nas cidades, atuando na limpeza das ruas e liberação de vias, para que a vida das pessoas possa voltar à normalidade o mais rápido possível”, declarou o governador Cláudio Castro. 

(Foto: Governo do Estado RJ)

Em Meriti e Belford Roxo, há uma mobilização com retroescavadeiras e 20 caminhões. Já em Cordeiro, as equipes atuam com o auxílio de caminhão, vacool e retroescavadeira. 

Técnicos do Governo do Estado do Rio também seguem trabalhando na região Noroeste. Em Itaocara, as equipes atuaram em dois deslizamentos de terra, nos distrito de Portela e em Itaperuna. Não houve vítimas. Na RJ-146, em Trajano de Moraes, equipes ajudaram na limpeza da via, após uma queda de encosta, para liberação do tráfego.

Na noite de sábado, 04, técnicos do DER-RJ trabalharam na RJ-152, rodovia que liga Cantagalo e Euclidelândia, em razão de uma queda de barreira. Agentes foram mobilizados para garantir a segurança e a reabertura da via. 

Na manhã desta segunda-feira, 06, a RJ-116 esteve com o trafego suspenso na altura do km 29.5, em Cachoeiras de Macacu, para operação de retirada de uma árvore de grande porte pela concessionária Rota 116, e liberada em ambos os sentidos.

Monitoramento em tempo real e vistoria

Equipes da Defesa Civil estiveram, neste domingo, 05, na Região Noroeste do estado para avaliar o cenário nos municípios de Santo Antônio de Pádua e Aperibé, após as fortes chuvas que atingiram os municípios nas últimas 48 horas. 

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) acompanha, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário. 

Os Bombeiros RJ estão em alerta, mobilizados para o atendimento a possíveis emergências. As equipes contam com apoio de viaturas de salvamento e resgate, ambulâncias, embarcações, drones e aeronaves.

Dezenas de frentes de trabalho do Limpa Rio, espalhadas por todo o estado, estão a postos para atuar emergencialmente na mitigação de danos causados pelas fortes chuvas, caso seja necessário. 

Previsão

Segundo a Defesa Civil, há risco hidrológico muito alto para Saquarema, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, Cambuci, Itaocara e Campos dos Goytacazes. Além de risco alto para Araruama, Laje do Muriaé, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Macaé, Trajano de Moraes e São Francisco de Itabapoana.

Quanto ao risco geológico, o boletim divulgado informa que está alto para Saquarema e moderado a muito baixo para o restante do estado.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: