O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro recebeu, na terça-feira, 2, dia do aniversário da corporação militar, as primeiras viaturas de um total de 40 novos caminhões de combate a incêndio do tipo Auto Bomba Tanque (ABT), adquiridos pelo Governo do Estado. Além dos caminhões, foram entregues três plataformas mecânicas, sendo uma nova e duas recém-reformadas.
“Assumi o governo com a missão de transformar o Corpo de Bombeiros no mais moderno do Brasil e hoje posso dizer que o objetivo está sendo cumprido. Investimos R$ 1 bilhão em tecnologia de ponta. Posso dizer que temos uma corporação no ápice tecnológico e operacional. Neste Dia do Bombeiro, parabenizo esses heróis que trabalham para salvar”, declarou o governador Cláudio Castro.
Os 40 novos veículos, importados da Espanha, contam com inovações tecnológicas únicas no país, que garantem ainda mais agilidade e segurança nas operações. A principal novidade é a presença de um canhão automático de combate a incêndio, que pode ser operado de dentro da cabine do motorista, por meio de um controle remoto, mesmo com o veículo em movimento.
Os caminhões também são dotados de câmera térmica, ventilador turbo para incêndios, motobomba portátil, entre outros 70 materiais para combate a incêndio e salvamento. Durante a cerimônia, a primeira-dama do Estado, Analine Castro, prestigiou com a medalha Ordem do Mérito de Bombeiro personalidades militares e civis que contribuíram para a corporação.
Plataformas mecânicas
Com as três novas plataformas mecânicas, o Corpo de Bombeiros conta agora com nove equipamentos. Dessas três, uma é nova e duas recém-reformadas. As duas viaturas reformadas foram revitalizadas na Finlândia, gerando economia de R$ 16 milhões aos cofres públicos do estado. Uma delas é considerada a maior plataforma mecânica do Brasil, atingindo até 90 metros de altura, podendo ser usada em salvamentos e combates a incêndios em edificações elevadas. A reforma completa também contemplou uma segunda viatura da corporação - uma Auto Plataforma Mecânica de 30 metros. A restauração inclui o sistema de sensores, de comunicação e os computadores dos dois veículos de socorro.
Deixe o seu comentário